Paz, solidariedade, amor e carinho foram os sonhos de Natal das crianças na 5ª Cantata Natalina

“Eu queria que todas as crianças do mundo tivessem o que eu tenho hoje: casa, alimentação, amigos, pessoas para compartilhar os momentos de diversão e lazer, pessoas que dão carinho e atenção nos momentos difíceis de sua vida”, sonho de natal da aluna Ronise do Nascimento Corrêa, da turma do 4º ano da escola Goiás.

Foi baseado nesses sonhos que aconteceu a 5ª Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá, na sexta-feira, 22, na Praça Beira-Rio, com um público de quase 5 mil pessoas, que foram prestigiar o coral de 1.200 alunos da rede municipal de ensino. Além do sonho da estudante Ronise, mais 10 alunos tiveram seus desejos lidos durante a Cantata, que teve como tema Meu Sonho de Natal, que pediam por paz, por mais amor, respeito, solidariedade, menos corrupção e mais felicidade.

O espetáculo iniciou com apresentações dos pequeninos das escolas Pequeno Príncipe, Cantinho do Amor, Mundo da Criança, do projeto musical Criança e Educação. Depois foi a vez do coral das crianças do projeto Japiim, cantando em quatro idiomas diferentes (inglês, francês, espanhol e português) a música Aleluia e depois entrou o coral de flautas dos alunos da Escola Esforço Popular. O show seguiu com revezamento de canções natalinas tradicionais e apresentação do presépio humano. O espetáculo recebeu a participação especial da cantora e compositora Brenda Melo.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, fez a abertura das apresentações e destacou o empenho e dedicação dos profissionais da Educação para realizar a Cantata Natalina, junto com ele estiverem presentes prestigiando as crianças a vice-prefeita Telma Nery, os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e o deputado estadual Paulo Lemos.

“Este espetáculo faz parte do nosso calendário festivo, e por cinco anos vem emocionando a todos nós. Para fazer tudo isso, contamos com muitos profissionais, tanto da educação quanto das outras secretarias, que trabalharam para que este evento acontecesse. Mas, sobretudo, as crianças que protagonizam esse grande momento, que nos emocionam e dão muito orgulho para seus pais, que estão aqui para assisti-los, como para mim, que posso participar disso tudo”, destacou o prefeito.

Na plateia, a mãe Dienne Rodrigues trouxe as filhas para prestigiar a irmã mais velha, a aluna Elaine Rodrigues, que compôs o coral. “Estou meio atordoada com tanta criança, muito lindo tudo isso aqui, é a primeira vez que venho, estou orgulhosa da minha filha, tão lindinha cantando para tanta gente”.

A emoção foi grande para quem participou como protagonista, como o aluno João Pedro, que disse que deu um pouco de nervosismo, mas gostou muito. “Nunca tinha participado, nem visto uma Cantata, achei muito legal”, ressaltou João, 9 anos, aluno da escola Hildemar Maia, no bairro Trem. O pequeno emocionou seus pais, que gostaram do espaço da Beira-Rio para a Cantata. “Muito agradável, bem acessível, bem organizado”, destacou o pai Milton Gomes, professor de educação física.

A coordenadora do Programa Mais Educação, da Semed, Gizele Laís, responsável pela Cantata desde a primeira edição, destaca que o evento é a colaboração de várias pessoas, dos coordenadores educacionais, dos direitos das escolas, dos professores, pedagogos, merendeiras, equipe administrativa da Semed, e dos pais e alunos.

“Foi mágico, as crianças deram um show. Cada coreografia, figurino, música, cada sorriso e alegria que pude ver hoje, o orgulho dos pais e dos professores também. Esse está sendo o nosso sonho de Natal, realizar tudo isso. A cada ano temos mais desafios, e acreditamos que estamos fazendo uma educação melhor para nossas crianças, recheadas de música, dança, teatro e lazer, porque aprender tem que ser divertido também”, afirmou.

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semed