Prefeitura inicia Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macapá

Nesta segunda-feira (4), às 9h, a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá – CTMac, iniciam a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macapá – PlanMob. O projeto visa proporcionar o acesso da população às oportunidades que a cidade oferece, com condições adequadas ao exercício da mobilidade da população e logística de circulação de bens e serviços.

Nesta primeira etapa, acontecerá uma reunião com as organizações da sociedade civil para apresentar todos os projetos e estudos existentes, assim como informações sobre os responsáveis pela execução, a estimativa de custos e as fontes de financiamento passíveis de serem utilizadas.

12 temas serão discutidos para melhoria da mobilidade urbana: integração da mobilidade com o planejamento e ordenação do solo urbano; classificação, hierarquização do sistema viário e organização da circulação; implantação e qualificação de calçadas e áreas de circulação a pé; criação de condições adequadas à circulação de ciclistas; priorização do transporte coletivo e implantação de sistemas integrados; política tarifária e redução do custo do transporte coletivo; instrumentos para o controle e o desestímulo do transporte individual motorizado; promoção da acessibilidade universal; circulação viária em condições seguras e humanizadas; acessibilidade, transporte coletivo e escolar para a área rural; transporte de carga e estruturação institucional.

O PlanMob está vinculado ao Plano Diretor Municipal e obedece às diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais. Vale lembrar que o PlanMob não é outro plano urbano, mas parte complementar, contínua e harmônica do Plano Diretor.

O Plano de urbanização também ouvirá as demandas da população, nos dias 6, 7, 11 e 15 de dezembro haverá a participação social por meio de oficinas comunitárias em pontos da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Macapá, por meio da CTMac e EGL engenharia.

Serviço:

Data: 9 de dezembro | segunda-feira
Horário: 9h
Local: Auditório da OAB, na Rua Binga Uchôa, 26 – Centro

Sugestão de entrevistados:

  • Patrícia Almeida, diretora-presidente da CTMac
  • Representantes das entidades
  • Mariana Soriano, representante da EGL engenharia

Atendimento à imprensa: Fernando Tavares (96) 99169 – 7289