Prefeitura de Macapá lança autorização ambiental voltada aos batedores de açaí

No mês que se comemora o ofício do “Batedor de Açaí”, a Prefeitura de Macapá lança a autorização ambiental para que esse profissional possa exercer com maior qualidade e segurança a função. Organizado pelas secretarias municipais de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e Mobilização Popular (Semmopp), o evento ocorrerá neste sábado (27) na Rampa do Açaí e conta com diversas atividades em homenagem aos profissionais.

Será possível apreciar e degustar diversos produtos derivados do açaí. Momento também conta música ao vivo e café da manhã para os batedores. Além disso, serão ofertadas vacinação, testes rápidos e verificação da pressão arterial aos participantes.

Um dos principais destaques é o lançamento da autorização ambiental para as batedeiras de frutos de açaí. Essa regulamentação, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), permitirá que os batedores de açaí possam se cadastrar e regularizar seus serviços de acordo com as normas ambientais estabelecidas.

A autorização ambiental é um avanço significativo para o setor de batedeiras de açaí. A medida visa fortalecer o setor, garantindo a qualidade do produto e contribuindo para a preservação do meio ambiente. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) também estará presente, realizando a distribuição de mudas de açaí aos participantes.

Vale ressaltar que o Dia Municipal do Batedor de Açaí (17 de maio) é oficialmente regulamentado pela Lei nº 2.476, de 13 de julho de 2021. Além disso, o setor também recebeu o reconhecimento por meio da Lei nº 2.466, de 2 de julho de 2021, que estabeleceu a batedeira de açaí como elemento essencial para a economia e alimentação dos macapaenses.

Serviço:
Data: sábado, 27 de maio de 2023
Horário: 5h
Local: Rampa do Açaí, bairro Santa Inês

Sugestão de entrevistados:

  • Dr. Furlan – Prefeito de Macapá
  • Marciane Santo – Secretária Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação
  • Valcir Marvulle – Secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana

Atendimento à impressa: Maison Brito – 98131-0048