Nesta terça-feira (12), Dia do Bibliotecário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliana Flexa, localizada na Zona Norte de Macapá, celebra a data, pela manhã, na biblioteca Professor Antônio Alduafram R. de Sousa, criada recentemente na unidade de ensino, por meio do projeto “Andar entre Livros”, uma iniciativa dos estudantes do curso de Letras da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), sob a coordenação do docente Osmando Brasileiro.
O nome que homenageia o espaço de leitura é do professor Antônio Alduafram Rodrigues de Sousa, falecido em 2023, aos 52 anos. O professor era do quadro efetivo da Prefeitura de Macapá, e durante muitos anos de sua vida trabalhou na escola Eliana Flexa. Após sua morte, a família doou para a escola, todos os livros que faziam parte da biblioteca pessoal do educador.
A gestora Yasmim Vales, da EMEF Eliana Flexa, afirma que a biblioteca é fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura, servindo de ferramenta para uma melhor aprendizagem, comunicação e criatividade das crianças que frequentam o espaço.
Sobre a origem da data
A data foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 84.631, de 1980, e homenageia Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado no país. Nascido em 12 de março de 1882, Manuel Tigre foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Serviço:
Data: 12 de março | terça-feira
Local: Escola Municipal Eliana Flexa, na Rua do Horto Municipal – Jardim Felicidade
Hora: 9h
Sugestão de entrevistados:
Madson Millor, Secretário municipal de educação;
Yasmim Vales, gestora da Emef Eliana Flexa;
Osmando Brasileiro, coordenador do projeto;
Alunos
Atendimento à imprensa: Mary Paes (96)98138-5712