Paratleta amapaense é convocada e vai para os Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 com apoio da Prefeitura de Macapá

Leylianne Samara Ramos vai representar o Brasil na modalidade parataekwondo feminino até 65 kg

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

É a segunda vez que Leylianne vai disputar os Jogos Parapan-Americanos I Foto: Arquivo Pessoal

Leylianne Samara Santos, de 25 anos, é a única representante do norte do país na lista de convocados para os Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023, na modalidade parataekwondo. A Prefeitura de Macapá apoia a desportista na viagem internacional.

Atualmente, a paratleta treina no Complexo Esportivo Glicério Marques e realizou no Papaléo Paes todos os exames médicos obrigatórios exigidos pelo comitê paralímpico brasileiro para disputar os jogos no Chile.

A amapaense, que tem má-formação congênita no braço esquerdo, é a atual 5ª melhor do mundo na classe K44 e vice-campeã mundial em Istambul, na Turquia.

Essa é a segunda vez que Leylianne vai disputar os Jogos Parapan-Americanos. A primeira foi em 2019, quando conquistou o bronze, na categoria K44 +58kg, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Agora, a expectativa é melhorar o resultado da última participação, buscando as finais.

A viagem da paratleta ao Chile conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O secretário, Bruno Igreja, disse que a gestão municipal está orgulhosa e confiante na performance de Leylianne. “Estamos muito felizes e contentes por mais essa conquista! Vamos à luta”, afirmou.

Leylianne também agradeceu o apoio recebido e disse que está preparada para enfrentar os desafios. “Eu me sinto muito honrada em representar o meu estado e o meu país nessa competição tão importante. Estou treinando muito e me dedicando ao máximo para trazer uma medalha para casa”, declarou.

Os Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 serão realizados entre os dias 16 e 27 de novembro de 2023, na cidade de Santiago, no Chile. A competição reunirá cerca de 2 mil atletas de 20 países, em 17 modalidades esportivas.