Parada LGBT: prefeitura distribuirá mais de 100 mil preservativos

Ocorrerá no dia 27 de agosto a XVII Parada LGBT de Macapá. Como apoiadora do evento, a Prefeitura de Macapá irá distribuir mais de cem mil preservativos masculinos e oitenta mil géis lubrificantes durante todo o percurso da parada. O tema deste ano é Eu sinto a transfobia: pelo fim da violência e por mais cidadania. O objetivo é promover cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizará cerca de setenta profissionais, que, além da distribuição de preservativos, irão sensibilizar os participantes sobre a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. “A prefeitura tem apostado nas grandes festas, com ampla capacidade de mobilização popular, para potencializar as ações de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, enfatiza o coordenador de DST’s/Aids e Hepatites Virais, Cesar Melo.

 

O Município atua dentro de um conceito de prevenção combinada, que inclui distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação de acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluído oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.

 

Segundo a pesquisa do Grupo Gay da Bahia, feito em 2010, a média geral é que a cada dois dias um crime de ódio contra homossexuais é praticado no país. O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de 25 países com mais de 200 assassinatos por ano. Diante dos dados alarmantes, é que o movimento LGBT tem organizado eventos, como a Parada do Orgulho LGBT, que acontece em vários estados brasileiros, que se caracterizaram em uma manifestação social em prol da garantia dos direitos civis da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa