Palestra incentiva servidores municipais a terem independência financeira

Servidores públicos de Macapá participaram na tarde de quinta-feira, 29, da palestra “Os 4 passos para conquistar a independência financeira”. A programação, realizada entre Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), teve como foco orientar o público a estabelecer uma relação mais saudável com o dinheiro e, assim, se tornar sustentável financeiramente.

Representando o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o secretário de Administração, Michel Fonseca, destacou a importância da educação financeira na área pública. “Sabemos que o país passa por um momento difícil e isso se reflete em todas as áreas. Por isso a necessidade de saber planejar melhor a vida financeira e assim evitar comprometimento com empréstimos que, muitas vezes, ultrapassam o limite gerando uma bola de neve para esse trabalhador”, explicou o secretário.

 

Entre os passos importantes para uma boa Educação Financeira estão o diagnóstico financeiro, saber o seu status atual, o sonho que é o seu objetivo, o orçamento necessário para alcançar esse objetivo e o poupar para alcançar o sonho. De acordo com o palestrante, André Márcio Borges, poupar é importante para garantir o futuro e realizar sonhos. “Quais são os seus sonhos? Dentro dos passos você estabelece os sonhos-metas em primeiro lugar e no poupar geralmente remete a investimento, e o dinheiro com o tempo realiza sonhos”, elucidou. 

 

Participante da palestra, a servidora pública Carol Vilhena falou sobre a necessidade da educação financeira ser iniciada na escola. “Quando você aprende desde cedo a gerenciar não só o dinheiro, uma mesada, por exemplo, ter um objetivo do que fazer com o dinheiro, com certeza, se tornará um adulto mais organizado. Essa cultura deveria iniciar na escola”, ressaltou.

 

Esteve presente a vice-presidente da Abefin/Amapá-Roraima, Andréa Saraiva.

 

Sobre o palestrante

 

André Márcio Borges é mestrando em Educação Financeira pela Universidade Cristã da Flórida, gestor de Projetos do Instituto Nacional de Educação Financeira e vice-presidente da Abefin Santa Catarina.

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Gabriel Flores