Outubro Rosa: UBS’s seguem na intensificação de serviços à saúde da mulher

A Unidade Básica de Saúde Infraero II promoveu nesta quinta-feira, 20, uma manhã de atividades voltadas à saúde da mulher. Durante todo o dia, as usuárias realizaram consulta ginecológica em livre demanda, coleta de PCCU, consultas de enfermagem, testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

 

A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que intensifica em todas as unidades básicas a oferta do PCCU – exame responsável pela detecção de alterações no colo do útero, exame clínico da mama e as atividades de educação em saúde. Ainda como parte da Semana Macapá Saudável, os profissionais da unidade realizaram orientações nutricionais, ensinando as pacientes formas saudáveis de fazer a substituição alimentar, reforçando a relação entre a obesidade e a incidência de câncer.

 

Durante todo o Outubro Rosa, a coleta de PCCU está ocorrendo em livre demanda em todas as UBS’s da capital e zona rural, bastando que a usuária apresente documento de identidade e cartão do SUS. O PCCU é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos por ser imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, sendo ideal realizá-lo uma vez por ano. 

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa