Outubro Rosa: prefeitura promove ações simultâneas voltadas à saúde da mulher

A Prefeitura de Macapá segue com as atividades do Outubro Rosa por todo o município. Nessa sexta-feira, 20, aconteceram três ações simultâneas voltadas para a promoção e prevenção à saúde da mulher. Uma delas aconteceu na UBS Brasil Novo, na zona norte. Além do atendimento de rotina, as mulheres receberam limpeza de pele e corte de cabelo.

 

Na Carreta da Mulher, os atendimentos foram voltados para as policiais militares do 2º Batalhão Veiga Cabral. Elas passaram por consultas, ultrassons e retorno médico. A atividade também foi uma forma de agradecimento ao Batalhão por disponibilizar por três meses o espaço aonde o veículo vem prestando atendimento.

 

“Todas essas ações são pensadas para que as mulheres se sintam importantes e reflitam sobre o valor que cada uma delas tem, e se cuidem mais, que façam seus exames preventivos, que retornem ao médico, só a prevenção é capaz de mudar o número de casos de cânceres no Brasil”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli. 

 

As profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) não poderiam ficar de fora. Também tiveram uma manhã de cuidados, onde passaram por sessão de maquiagem, auriculoterapia, consulta médica, atendimento psicológico, assistência social, palestra sobre o câncer de mama, café da manhã e sorteio de brindes, além da assessoria jurídica, oferecida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM).

 

“É essencial que nós, profissionais, que somos acostumados a cuidar da saúde do outro, voltemos à atenção para a gente, porque também adoecemos e precisamos de cuidados”, disse a coordenadora de Ações Programáticas, Karla Silva.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa