Secretarias de Educação preparam-se para a Chamada Escolar 2017

 

A Chamada Escolar para o ano letivo de 2017 será feita no período de 18 de outubro a 18 de novembro de 2016. O edital será publicado ainda esta semana, assinado pelos secretários de Educação do município de Macapá, Paulo Mendes; do município de Santana, Antonia Guedes e do Estado do Amapá, Maria Goreth.

O objetivo da Chamada Escolar é recensear a população escolar que pleiteia ingressar na rede pública, na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos, bem como para os estudantes que estão concluindo o 2º período da educação infantil, o 5º ano e o 9º do ensino fundamental que já se encontram matriculados na rede pública em 2016. Destina-se, ainda, àqueles que necessitam mudar de escola.

O processo ocorrerá de duas formas:

Via Internet, para os interessados em estudar nas escolas das zonas urbanas das cidades de Macapá e Santana, exclusivamente, por meio do preenchimento de formulário online acessando www.escolapublica.ap.gov.br.

E por meio de preenchimento de formulário impresso, somente aos interessados em estudar nas escolas estaduais dos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Mazagão, Tartarugalzinho, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Cutias, Itaubal e Serra do Navio, bem como aos interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais das zonas rurais dos municípios de Macapá e Santana.

A Secretaria Municipal de Educação de Macapá informa que para o preenchimento do formulário da Chamada Escolar (online ou presencial) serão obrigatórios os dados dos seguintes documentos: estudante – Certidão de nascimento, CPF e Carteira do SUS; responsável – RG, CPF e comprovante de residência. Como nos anos anteriores, as secretarias de Educação irão organizar polos de apoio aos pais e responsáveis que não tiverem acesso à internet. Os locais serão divulgados em breve.

Vale lembrar que o sistema informatizado de chamada escolar foi desenvolvido pela Prefeitura de Macapá em 2014, resultando no processo mais ágil de matrículas e o fim das filas de pais e responsáveis em frente às escolas. A experiência de sucesso no município serviu de parâmetro para a implementação da Chamada Escolar Unificada, a partir de 2016. Trata-se de uma plataforma única, com dados da demanda escolar das secretarias de Educação dos municípios de Macapá, de Santana e do Estado.  Esse processo conta com um grande parceiro: o Ministério Público do Amapá, que acompanha de perto cada inscrição realizada, em tempo real. Para dar formato ao sistema online, técnicos da Semed e do Prodap trabalham juntos para colocá-lo no ar.

Rita Torrinha/Asscom Semed