Outubro Rosa: moradoras do bairro Nova Esperança recebem ação na UBS Rosa Moita

A programação está disponível nas redes oficiais da prefeitura. Os atendimentos são ofertados durante a semana de acordo com ações de cada unidade.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura Municipal de Macapá deu continuidade a mais uma ação de atendimentos voltada ao público feminino, desta vez na unidade básica de saúde (UBS) Rosa Moita. As atividades desenvolvidas fazem parte da programação Outubro Rosa, que ocorre durante todo o mês de outubro.

Na UBS, além dos serviços de saúde já ofertados diariamente na unidade, teve aula de dança, atendimento com psiquiatra, massoterapia, auriculoterapia e um café da manhã especial para recepção das mulheres que foram em busca de atendimentos.

Este ano várias unidades básicas de saúde foram mobilizadas com o objetivo de aumentar a capacidade de mulheres atendidas na coleta de PCCU e para solicitação de mamografia. A atendente Roseane Nunes, de 37 anos, conta que estava na busca dos exames e aproveitou a oportunidade da ação para realizar outras consultas.

“Temos que aproveitar para colocar em dia os exames necessários de saúde. Hoje passei por diversos atendimentos, incluindo PCCU, tive também minha primeira consulta com o psiquiatra. Fiquei surpresa em ser atendida e feliz porque estava em busca desse serviço há algum tempo, no entanto, sem dinheiro para consulta particular”, disse Roseane.

“Mobilizamos nossas UBSs para trabalharmos com foco na prevenção do câncer de mama e colo do útero, É claro que aproveitamos esse momento para servir também de acolhimento e disponibilizamos serviços de massagem, dança, serviços de beleza. A finalidade de tudo é cuidar da saúde e fazer com que essas mulheres criem o hábito de ir em busca de atendimento médico sem ter a necessidade de uma data específica”, frisou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

A programação do Outubro Rosa está disponível nas redes oficiais da prefeitura. Os atendimentos são ofertados durante a semana de acordo com as ações executadas por cada unidade.