Outubro Rosa: moradoras da zona norte recebem ações de saúde no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

São mais de quarenta serviços de saúde disponibilizados para o público feminino, além dos exames de rotina.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na sexta-feira (15) o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes) iniciou a programação direcionada às mulheres da zona norte de Macapá com serviços de saúde, em alusão ao Outubro Rosa. A programação acontece também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando todos os bairros da capital e ainda as mulheres dos distritos. São mais de quarenta serviços disponibilizados para o público feminino, além dos exames de rotina, que fazem parte dos atendimentos do dia a dia nas unidades.

A programação no Ceppaes é direcionada ao público feminino, possibilitando o atendimento dessas mulheres no período da manhã e tarde, de acordo com o número de senhas distribuídas. Edilane Rocha aproveitou e levou a mãe para realizar exames de saúde e obter sua consulta médica.

“Chegamos cedo para receber o atendimento para minha mãe, que parou de fumar há bastante tempo, mas ainda assim esses exames são necessários devido alguns sintomas de cansaço adquiridos por conta do tempo de fumante”, disse Edilane.

A mãe de Edilane, Maria Lucia Cardoso, é dona de casa, tem 49 anos, e relata que fumava quarenta carteiras de cigarro por dia e que atualmente percebeu os danos do fumo à saúde.

“Vou fazer novos exames para verificar a situação do meu pulmão. Já faz um ano que parei, mas se continuasse com o vício teria minha saúde ainda mais prejudicada. Este é um mês de prevenção do câncer de mama e também de outras doenças que afetam a saúde da mulher”, disse Maria.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, reforça a fala da dona de casa e orienta as mulheres sobre a importância do autocuidado, em especial neste período em que outros serviços estão sendo ofertados.

“Desde o início do mês de outubro estamos fazendo o chamamento das mulheres para que procurem a unidade mais próxima de sua residência e faça os exames de rotina, e convidem todas as mulheres para participar deste ato de amor que é cuidar da saúde”, acrescentou a gestora.

Ação nas UBSs
Dando continuidade aos atendimentos, quatro UBSs realizaram o dia especial com o público feminino que procurou atendimento médico nesta sexta-feira nas unidades de saúde: corte de cabelo, massagem, máscara de argila, palestras, café da manhã e brindes marcaram o dia das unidades Pantanal, Rubim Aronovitch, São Pedro e Congós que recepcionou e atendeu as mulheres do distrito do Coração, Porto do Céu e ramal das Mulheres.