‘Os bichinhos vão adorar ter um espaço para brincar’, diz macapaense ansiosa à espera da Praça Pet

Primeiro local público destinado à recreação animal, o espaço é cercado e tem uma área livre de circulação com gramado, espaços sensoriais com piso em areia e seixo, bebedouro, lixeiras, iluminação em led, bancos, canteiro para contemplação e acessibilidade.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Animais domésticos terão um local específico para brincar e socializar. O novo espaço é destinado para brincadeira, passeio e prática de esporte de animais de estimação. A primeira praça pública pet foi pensada para proporcionar um espaço adequado, seguro e saudável para animais e seus tutores.

A praça pet está localizada no bairro Zerão, ao lado do Céu das Artes, na zona sul. O ambiente já está com 95% dos serviços concluídos, faltando apenas o paisagismo e em breve deve ser entregue para utilização da comunidade.

Para a professora Luciana Rodrigues, de 26 anos, e tutora de quatro gatos, espaços como esses são importantes para socialização e convivência dos animais.

“Os animaizinhos ficam muito estressados dentro de casa, com gato é um pouco diferente, mas quem tem cachorro sente isso, pois eles ficam ansiosos, mudam de comportamento. Então eles precisam passear, e nem sempre a rua é um lugar com estímulos interessantes para esses animais”, explicou a professora.

A Maria Luiza, de 6 anos, é a tutora da cadela Luna, as duas adoram passear juntas e aguardam a inauguração da praça. “O passeio é um momento de diversão para as duas. Agora nossa cidade vai ter um lugar seguro para que as crianças possam brincar com os cachorros”, disse a mãe da Maria Luiza, Amanda Ribeiro.

A tutora da pequena luninha, Jackeline Santos, afirmou que a praça é uma iniciativa positiva. “Tenho certeza que os bichinhos vão adorar ter um espaço para brincar livres”.

Obras
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e está orçada em R$ 251 mil, sendo R$ 250.501,00 provenientes de recurso destinados através de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Vinicius Gurgel, através do Ministério da Defesa, e contrapartida municipal.

A praça terá uma arena de livre circulação com gramado e alambrado para garantir que os animais possam brincar com segurança. Duas áreas sensoriais, uma com piso em areia e outra com piso em seixo. Além disso, o espaço terá calçamento, bebedouro, lixeiras para recolhimento das fezes dos animais, iluminação em led, bancos, um canteiro para contemplação e acessibilidade. 

“Os animais fazem parte da vida das pessoas e também precisam de políticas públicas de defesa e lazer. Essa é a primeira praça que vamos entregar, mas também queremos ter uma cidade planejada para nossos amigos de quatro patas”, disse o subsecretário de Obras Ivy Vasconcelos.