Novos colaboradores da Semsa são capacitados para ingressar no serviço público municipal

Iniciou nesta quarta-feira, 27, o acolhimento e o curso de capacitação para os servidores aprovados no concurso público para a área da saúde. Durante dois dias, aproximadamente 367 novos colaboradores terão contato com temas como planejamento estratégico, principais programas, metas, indicadores, avanços, inovações para 2019 e 2020, finanças e controle interno.

O servidor da área de enfermagem, Weslley Nogueira, falou dos desafios de ingressar no serviço municipal. “Hoje começamos a ter contato com a saúde de Macapá. Nosso maior desafio será melhorar os indicadores que já existem. Eu já trabalho nesse segmento, mas terei contato com uma nova realidade”, disse. 

 

Esses servidores atuarão em UBS’S e outros órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e ocuparão os cargos de médico (várias especialidades); assistente social; biomédico; cirurgião dentista; endodontista; enfermeiro; engenheiro sanitarista; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; administrador hospitalar; administrador; técnico em enfermagem; técnico em saúde bucal; técnico em laboratório; técnico em nutrição; agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.

 

O secretário de Administração, Carlos Michel Miranda, deu boas-vindas aos novos servidores. “Esse é um momento único, pois há 14 anos a prefeitura não realizava concurso público. E para que chegássemos a esse momento, exigiu a soma de vários esforços. Esse curso introdutório busca orientar os novos servidores sobre a política de gestão para que possam ter uma noção das dificuldades e avanços”, explicou.

 

Em seguida, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, palestrou sobre as metas e desafios do Município na área. “Esse resultado que temos hoje é algo que já vínhamos trabalhando há algum tempo. E vocês são fruto desse trabalho que iniciou lá traz. Sejam bem-vindos à nossa família. Temos que tratar o serviço público como algo muito importante, pois quem chega a uma Unidade Básica de Saúde não precisa apenas de atendimento. Às vezes, um bom dia faz toda diferença”, ressaltou.

 

A capacitação continua nesta quinta, 28, até meio-dia. Às 19h30, será a solenidade, no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Nayana Magalhães