Novo decreto da prefeitura restringe estacionamento e aglomeração das 21h às 6h na extensão da orla de Macapá

Fotos: Gabriel Flores

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, assinou neste sábado, 29 de agosto, o Decreto nº 3.030/2020, da 6ª etapa de retomada gradual das atividades econômicas e sociais. Neste decreto, fica restrito o estacionamento de veículos na extensão da orla da cidade e Praça Zagury das 21h até 6h, nos seguintes trechos: Rua Beira Rio, entre complexo do Araxá e Avenida Rio Matapi; Avenida Coaracy Nunes, entre as ruas Cândido Mendes e Binga Uchôa; Rua Mendonça Junior, entre as avenidas Azarias Neto e Binga Uchôa; e Rua Azarias Neto, entre as avenidas Mendonça Junior e Presidente Vargas.

“Infelizmente, tivemos que tomar essas medidas diante das cenas agressivas que temos presenciado na orla de Macapá todas as noites, com imagens que desrespeitam os nossos mortos por Covid-19, as pessoas que ficaram doentes e famílias enlutadas, e o sacrifício dos empresários, que tiveram seus estabelecimentos fechados, bem como as pessoas que perderam seus empregos. É uma medida restritiva focada no ponto onde realmente está dando problema. Fizemos uma avaliação nos últimos dias e constatamos que são pessoas que se dirigem ao local, causando aglomeração, sem usar máscara, sem nenhum tipo de cuidado e total desrespeito à legislação e à memória da tragédia”, ponderou o prefeito.

“A intenção é prevenir eventuais avanços da contaminação na população e retrocessos nos decretos das retomadas das atividades econômicas e sociais em Macapá. Portanto, teremos mais duas semanas de avaliação e espero contar com a contribuição de todos, como venho tendo da maioria da população, porque é para o bem de todos. E não esqueçam, por favor, usem máscara e evitem aglomerações”, completou Clécio Luís.

O decreto continua restringindo a aglomeração de pessoas em espaços públicos. Outras medidas também entraram nesta nova etapa, como a proibição de crianças de até dois anos de idade em estabelecimentos comerciais como lojas, bares e supermercados, com exceção dos restaurantes, lanchonetes, sorveterias, templos, igrejas e similares. Também continua limitada a entrada de, no máximo, uma pessoa por família em mercados, supermercados, atacadistas, miniboxes e similares. A prefeitura lembra ainda que continua em vigor o decreto que estipula o uso obrigatório de máscara com multa de um salário mínimo para quem for flagrado sem o equipamento de proteção facial.

Todas as orientações sobre o funcionamento de cada modalidade nesta nova fase da 6ª etapa de retomada estão no Decreto n° 3.030/2020 e podem ser acessadas pelo link: https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos.

Laboratório Covid

A Prefeitura de Macapá abriu o Laboratório Covid para testagem de pessoas assintomáticas. O espaço, localizado na Avenida FAB, já está funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h. O objetivo é ampliar a testagem na população e identificar aquelas pessoas que, mesmo assintomáticas, são portadoras do vírus, buscando orientá-las quanto à necessidade do isolamento. Dessa forma, diminuindo a circulação do vírus no município.

UBS vocacionadas para casos suspeitos da Covid-19

No entanto, os pacientes que apresentam sintomas da doença devem procurar as unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, para que sejam avaliados pelo médico; são elas: Lélio Silva, Marabaixo, Álvaro Corrêa e Covid Santa Inês.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Kelly Pantoja

Assessora comunicação