Novembro Azul: Semsa realiza ação de saúde no distrito do Maruanum

Para garantir o acesso aos serviços ao maior número de homens, a Semsa também realiza ações nos distritos de Macapá.

Por Maison Brito Pereira - Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Abel Neto

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou neste sábado (13) mais uma ação da campanha do Novembro Azul. Desta vez, os serviços de saúde foram disponibilizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maruanum II, localizada no distrito do Carmo do Maruanum, cerca de 80 km da capital. A atividade promoveu serviços de saúde e conscientização aos homens da comunidade.

Durante a ação foram ofertadas consultas médicas; serviços de odontologia, psicologia, eletrocardiograma, aferição de pressão, glicemia, massoterapia e testes rápidos, além de palestras relacionadas ao tema do câncer de próstata.

Cerca de 100 homens receberam atendimentos de saúde no Maruanum. Para garantir o acesso aos serviços ao maior número de homens, a Semsa também realiza ações nos distritos do município.

Osvaldo Ramos da Silva, de 55 anos, conta que a rotina de cuidados com a saúde faz parte do seu dia a dia. “Venho realizando o exame de PSA há três anos. Já tenho alguns problemas de saúde e não quero que o câncer de próstata seja um deles. Por isso, é melhor prevenir e manter os exames em dia”, disse.

Além do exame de PSA, Osvaldo aproveitou para receber outros atendimentos voltados aos cuidados com o corpo. “Recebi o atendimento na sala de massoterapia. É a primeira vez que faço, espero que a Prefeitura retorne sempre com essas ações nos distritos”, complementa.

Ações nos distritos
Para a secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, as ações nos distritos são de grande importância, pois levam serviços de saúde para as comunidades e estabelecem uma comunicação mais assertiva e, dessa forma, é possível identificar as necessidades e as prioridades.

“Essa programação é essencial para os homens realizarem os exames de prevenção e cuidarem de si. Convocamos todos para participarem das ações especiais do Novembro Azul e cuidarem de sua saúde”, afirma.

Exame PSA
Tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras enfermidades da próstata, como a prostatite e lesões no geral. O PSA é solicitado em homens com mais de 50 anos ou com histórico familiar. Mas, costuma ser indicado a partir dos 45 anos.

Novembro azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização que acontece todos os anos com o objetivo de orientar o público masculino para os cuidados com a saúde, alertando sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Macapá, para receber os atendimentos voltados para o público masculino é necessário a apresentação de um documento oficial com foto e cartão do Sus.

PRÓXIMAS AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL:

18/11- Ação em saúde do homem
Local: Horto Municipal
Horário: 8h às 12h

22/11- Ação em saúde do homem
Local: Macapá Shopping
Horário: 8h às 12h

26/11- Ação em saúde do homem
Local: Villa Nova Shopping
Horário: 8h às 12h

27/11- Encerramento
Local: Ijoma
Horário: 8h às 12h