Novembro Azul: secretaria municipal de Saúde e Senac realizam atendimentos voltados à prevenção do câncer de próstata

Mês mantém programação com ações de atenção à saúde do homem, fazendo um alerta para os cuidados que devem ser realizados com frequência por este público.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Abel Neto

As ações em alusão ao mês de novembro seguem em toda capital, e nesta sexta-feira (12) os atendimentos de saúde foram ofertados no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Exame de PSA, vacinas contra Covid-19, sarampo, influenza, teste rápido de sífilis, Hepatite B e C, HIV, verificação de PA, teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional, massagem relaxante, limpeza facial com aplicação de argila, corte de cabelo e barba, profilaxia, aplicação de flúor e limpeza de sobrancelha são alguns dos serviços ofertados à comunidade e ainda aos profissionais que atuam no Senac.

A atividade é desenvolvida em parceria e beneficiou o público masculino de todas as idades. “A importância de parcerias com instituições de ensino que ponham em prática a testagem em IST resulta em diagnóstico e tratamento oportuno de possíveis problemas de saúde. Dessa maneira, esse tipo de ação que o Senac produz e a dispensação de testes é de suma importância para uma melhor prestação dos serviços de saúde. O HIV, a sífilis e as hepatites vírais, além de outras infecções, fazem parte da realidade de muitas pessoas e poder mudar isso tem a ver com união conjunta”, destacou o coordenador de infecções sexualmente transmissíveis do município, Fernando Oliveira.

Novembro Azul é um mês de atenção à saúde do homem, fazendo um alerta para os cuidados que devem ser realizados com frequência por este público, pensando nisso, as equipes proporcionaram palestras de conscientização sobre o câncer de próstata, explica a Instrutora e enfermeira do Senac, Danielle Di Lorena.

“Realizamos a palestra com urologistas que falou sobre ‘Prevenir ainda é a melhor opção’ e ainda uma palestra motivacional falando do ‘Despertar da consciência para o autocuidado’, os participantes puderam ver casos de amputações e a importância de prevenir para que isso não aconteça, mostramos dados de casos no Amapá, visando despertar o interesse deles para realização desses exames”, disse.