Novembro Azul: homens têm até 29 de novembro para realizar coleta de PSA em horário estendido

Desde o início de novembro, a população masculina tem a opção de realizar a coleta do exame de PSA em horário noturno nas UBS’s Lélio Silva e Rubim Aronovitch. O turno estendido faz parte das estratégias executadas pelo Município durante a campanha Novembro Azul de conscientização do câncer de próstata.

Neste período, as duas unidades que estão prestando esse serviço já conseguiram realizar o exame em mais de mil homens. Na UBS Lélio Silva, foram 787 exames; e na Rubim, 324. “Começamos com a estratégia de atendimento noturno durante o Outubro Rosa. Como foi uma prática muito exitosa, estendemos para o Novembro Azul, e agora já estudamos a possibilidade de incluir, em algumas unidades, serviços no horário noturno”, comenta a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Até o dia 29 de novembro, usuários podem procurar a UBS Lélio Silva, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h. Já na UBS Rubim, o exame é realizado de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Após esse período, as unidades voltam a realizar o exame nos turnos da manhã e tarde. “É muito importante reforçar o convite para que os homens procurem essas UBS’s para realizar esse exame preventivo, que é tão importante para o controle da saúde masculina. Assim como frisar que os cuidados com a saúde precisam ser diários”, concluiu a coordenadora de Saúde do Homem, Joyciane Oliveira.

 

Tão importante quanto realizar o exame é ir buscar o resultado, que fica pronto em 15 dias. De posse deste, o paciente deve fazer o retorno com o médico. Se não houver alterações, ele deve repetir o exame no próximo ano. Caso o resultado apresente anormalidades, o usuário é encaminhado para a realização de um novo exame. Se persistindo resultado, ele é encaminhado para o serviço de referência. 

 

Os exames também podem ser feitos durante o dia nas unidades Congós, Marcelo Cândia e Pedro Barros, na Fazendinha.

 

O exame PSA

 

Tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. Em suma, o PSA é solicitado em homens com mais de 50 anos. Mas em homens com histórico familiar, o exame é indicado a partir dos 45 anos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa