Novembro Afro: Improir e Semas levam ações para comunidades quilombolas de Macapá

A programação acontecerá nas comunidades Maruanum, Casa Grande e Lontra da Pedreira nos dias 13, 16 e 18 de novembro.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Ao longo do próximo mês serão ofertadas ações de saúde, orientações para o CadÚnico e assistência sobre o Bolsa Família em comunidades quilombolas de Macapá: o Novembro Afro. Os atendimentos serão voltados à população negra e são coordenados pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e a Secretária Municipal de Assistência Social (Semas).

A programação é em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Para planejar as atividades, na manhã desta terça-feira (26) a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, e a secretária da Semas, Patrícia Ferraz, planejaram as ações acontecerão nas comunidades Maruanum, Casa Grande e Lontra da Pedreira, nos dias 13, 16 e 18 de novembro.

“Esse trabalho em parceria é primordial para aproximar a prefeitura de Macapá das comunidades por meio da política de assistência e de igualdade racial. Este é o início do nosso programa Cidadania Afro, que irá levar serviços diversos às comunidades quilombolas”, afirma Maria Carolina.

As ações já foram adotadas durante o decorrer de todo o ano dentro do segmento de cultura afro-amapaense e a programação irá estender os atendimentos e serviços para alcançar um novo público. “Estamos atendendo uma ansiedade das comunidades, já que existe ainda uma lacuna e encurtar este caminho de acesso aos serviços vai ser uma realidade para dentro das comunidades tradicionais quilombolas de Macapá”, ressalta Vanderline Lorrane, chefe da divisão de populações tradicionais.

“O improir apresentou o planejamento das atividades do mês de novembro lembrando a importância dos povos e da cultura negra na construção social e a necessidade que essas comunidades têm de ter acesso a essas ações, então, com certeza a Semas dará esse suporte e apoio”, finaliza Patrícia Ferraz.