Nova Floriano: praça será reinaugurada com empreendedores populares cadastrados

Nesta quinta-feira, 8, a Praça Floriano Peixoto será entregue à população depois de ter passado por uma revitalização recebendo acessibilidade, limpeza, paisagismo, pedalinhos e o parquinho de volta, e também uma organização para garantir os serviços gastronômicos. A Prefeitura de Macapá cadastrou os empreendedores populares do local.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) acompanha os empreendimentos. Os empreendedores passaram primeiro por um cadastro de uso de solo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), em 2015. “Vamos fazer a administração desse controle dos empreendimentos para possibilitar o melhor serviço para o público da praça, além de buscar capacitá-los com oficinas e cursos, e incentivá-los a se formalizar”, ressalta a titular da Semdec, Naldima Flexa.

 

A nova Floriano contará com um empreendimento de venda de coco, uma de sanduiche natural, uma de vitamina, uma de churros, dois batateiros, um pipoqueiro, dois bombozeiros, uma tapiocaria e mais três lanchonetes, todos já cadastrados. Outros empreendedores populares podem se cadastrar e aguardar novos eventos que ocorrerem na praça.

 

A Praça Floriano Peixoto

 

Criada em 23 de janeiro de 1982, era conhecida como Praça do Sapo. Um nome bem sugestivo, pois nesta época havia muito mato em volta de um “olho d’água” – que hoje é o lago – o que atraía muitos sapos para o local. Com o passar dos anos, a população do entorno do lago do sapo foi crescendo e a paisagem foi acompanhando este progresso. O local foi limpo e passou a ser uma praça de fato. Hoje, a Floriano Peixoto é considerada um dos cartões postais mais belos de Macapá, graças à sua abundante arborização e fácil acesso ao público.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec