Nova Floriano: Feira Afroempreendedora estará na reinauguração da praça

Arte que nasce das mãos de negros e afrodescendentes que se unem ao meio ambiente para uma economia sustentável familiar. São produtos a base de fibras, sabonetes aromatizados de amor-crescido, capim-santo, gengibre, cremes feitos à base de argila, biojoias, acessórios e muitas outras opções que estarão à disposição do público na Feira Afroempreendedora, idealizada pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), durante a reinauguração da Praça Floriano Peixoto, na tarde desta quinta-feira, 8.

 

Cerca de quinze afroempreendedores estarão expondo seus trabalhos, que são elaborados a partir de materiais descartados pela própria natureza, a exemplo de fibras e sementes, como urucum, genipapo, bananeira, tucuri, que nas mãos habilidosas desses trabalhadores ganham mais beleza e cor, e transformam-se em colares, brincos, chapéus e uma infinidade de acessórios ecologicamente corretos e que carregam toda a energia e exclusividade da arte afroamapaense.

 

A Feira Afroempreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, por meio do Improir, que fomenta a economia local por intermédio do empreendedorismo, dando oportunidade para que negócios conduzidos por negros e descendentes de negros possam se desenvolver e proporcionar melhor qualidade de vida a essas famílias. Além disso, o projeto é um dos instrumentos na busca pela promoção da igualdade racial e contra o racismo. Aliado a isso, a feira é uma excelente oportunidade para conhecer de perto e adquirir peças carregadas de simbolismo de uma das mais ricas raízes negras da Amazônia, a cultura da gente negra e afrodescendente do Amapá.

 

A Praça Floriano Peixoto

 

Criada em 23 de janeiro de 1982, era conhecida como Praça do Sapo. Um nome bem sugestivo, pois nesta época havia muito mato em volta de um “olho d’água” – que hoje é o lago – o que atraía muitos sapos para o local. Com o passar dos anos, a população do entorno do lago do sapo foi crescendo e a paisagem foi acompanhando este progresso. O local foi limpo e passou a ser uma praça de fato. Hoje, a Floriano Peixoto é considerada um dos cartões postais mais belos de Macapá, graças à sua abundante arborização e fácil acesso ao público.

 

Ruth Helena Carrera/Asscom Improir