Nova Floriano é revitalizada e entregue à população

Desde 2009 que não recebia nenhum tipo de revitalização, a nova Floriano Peixoto foi entregue à população macapaense na quinta-feira, 8. A obra, que custou R$ 606.880,00, foi oriunda de emenda do senador Randolfe Rodrigues, com contrapartida de R$ 28 mil da Prefeitura de Macapá. Milhares de pessoas participaram da programação de reinauguração e aprovaram os serviços feitos na praça.

 

Arimateia Guimaraes, que há 36 anos tem um empreendimento no local, lembrou que há muito tempo não se fazia nenhuma benfeitoria no logradouro. “Jamais um administrador fez o que o Clécio Luís está se propondo a fazer. Estou há mais de três décadas trabalhando aqui e nunca vi um senador e um prefeito trabalharem tanto por esse local. É por isso que a comunidade agradece e eu também, pois agora irei trabalhar em um local bonito e revitalizado”.

 

Na cerimônia, o prefeito Clécio entregou um livro de música com a obra de Nonato Leal ao mesmo. Ele é a representação de uma geração que nasceu e cresceu próximo à praça. “Eu vivi uma vida nesta praça. Cheguei aqui em 59 e, por isso, agradeço ao prefeito por dar dignidade a esse local, pois a comunidade tinha transformado esse ambiente numa lixeira pública”, disse Nonato.

   

O vereador Gian do NAE destacou que a praça voltará a ser um dos cartões postais da cidade. “Isso prova que essa gestão tem responsabilidade com o dinheiro público”. O deputado estadual Paulo Lemos enfatizou a importância de cuidar da praça. “Hoje a poder público está fazendo a parte dele, precisamos que a população também faça a sua, cuidando para que o local continue sempre conservado”.

 

O senador Randolfe enfatizou que em um momento em que a corrupção assola o país, a aplicação correta dos recursos públicos é exemplo de que ainda é possível fazer política pública para a população. “A entrega dessa praça hoje mostra que a corrupção não é regra, e juntos estamos devolvendo a autoestima do povo, que já estava desacreditado com os políticos”.

 

Clécio Luís lembrou que a praça passou por um ciclo de abandono. “A Floriano Peixoto é uma extensão da nossa casa, então vamos cuidar dela. Quando um senador, como Randolfe, aloca um recurso, não quer apenas uma reforma, ele está cuidando de nossa história, da nossa cultura. É por isso que chamamos de revitalização, porque que queremos também dar vida ao espaço. A reforma é apenas uma parte de todo trabalho. Com isso, queremos fazer com que as pessoas voltem a frequentar a praça, as famílias e os idosos que tinham deixado de frequentar o local”.

 

Serviço

 

A nova Floriano foi totalmente revitalizada. Foram reformados os bancos, meio-fio interno e externo do passeio público. No local foi implantado guarda-corpo metálico e uma nova iluminação periférica, além do deck em madeira e dos brinquedos do playground. Foram substituídas a fiação elétrica e implantação de postes de iluminação pública a LED no passeio público externo e algumas áreas internas.

 

Adryany Magalhães/Asscom PMM