Nota de pesar

Um sábado triste e cinza para todo nosso estado com a partida do professor aposentado do curso de História da Universidade Federal do Amapá, Guilherme Jarbas Santana, que faleceu neste dia 6 de junho de 2020. Guilherme Jarbas era um apaixonado pela educação, onde dedicou boa parte de sua vida dividindo seu conhecimento com muita sabedoria e humildade.

Ele também era advogado e jornalista, chegando atuar na direção da velha e boa Rádio Difusora e como apresentador da TV Amapá. Guilherme Jarbas era natural do município de Oiapoque e nos deixou aos 72 anos. Adorava literatura e falar sobre Amazônia aos domingos na esquina da tradicional banca do Dorimar, no centro de Macapá.

 

O professor Guilherme Jarbas recebeu inúmeras homenagens. Dentre elas, a última foi em março, quando recebeu a honraria concedida pela Unifap aos que prestaram relevantes serviços ao ensino superior. Conhecido por sua integridade, Guilherme Jarbas deixa registrada uma trajetória bonita, marcada pela coragem de lutar por uma educação pública de qualidade. Era figura assídua nas atividades culturais de nossa capital e deixará imensas saudades dos seus questionamentos e das suas conversas inteligentes.

 

Neste momento de dor e tristeza, que o amor de Deus console os familiares e amigos que sofrem com sua partida. Que sua nova morada seja de luz e brilhe como ele brilhou entre nós por onde passou.

 

Clécio Luís

Prefeito de Macapá