‘Nós somos o trânsito’, disse aluno na cerimônia de formatura de agentes mirins

Onze alunos da Escola Municipal Amapá receberam certificado e carteira. As crianças tiveram oportunidade de conhecer na prática as regras de trânsito.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aprender desde cedo que passar o sinal vermelho, parar o carro na faixa de pedestre e não dirigir bêbado são atos importantes para a vida adulta. Alunos como o Henrique Gomes tiveram a oportunidade de conhecer na prática as regras de trânsito durante a campanha Educar Para o Trânsito, promovida pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

“A gente conheceu a PRF [Polícia Rodoviária Federal] e a CTMac e aprendemos muito”, completou Henrique.

A escola tem um papel importante nessa construção de conhecimento. Os alunos da Escola Municipal Amapá foram os primeiros a participarem da segunda etapa da campanha que tem como objetivo orientar crianças com idade entre 3 e 12 anos, capacitando-os e formando-os como agentes mirins de trânsito, assim as crianças passam a serem multiplicadores de conscientização, inclusive para seus familiares.

“Os acidentes são uma das maiores causas de mortes no Brasil. Por isso, o papel de educar a criança é fundamental, pois eles serão futuros condutores e saberão como agir, além disso, eles podem ser multiplicadores das informações para seus familiares. A nossa intenção é avançar nessa campanha que é tão importante para a conscientização no trânsito”, destaca o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

A CTMac trabalha em parceria com membro do grupo de Educação para o Trânsito e com o grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Polícia Rodoviária Federal. As atividades realizadas proporcionam às crianças uma didática dinâmica de aprendizado sobre os seguintes temas: agentes envolvidos no trânsito e seu trabalho diário, principais infrações e como garantir um trânsito seguro. Para se tornar um agente mirim, é necessário realizar um processo seletivo com os assuntos abordados nos encontros.

“Agradecer pelo empenho da nossa equipe de Educação no Trânsito que fazem essa campanha acontecer. Aqui foi o projeto piloto, mas a nossa ideia é alcançar todas as escolas do município. Quem sabe essas crianças não vão ser futuros agentes de trânsito e nos ajudar nessa missão”, afirma o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.