No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, ação de saúde e lazer incentiva imunização de bebês e crianças em Macapá

Também foram ofertadas mais 18 vacinas do calendário vacinal regular.

Por Maison Brito Pereira - Secretaria Municipal de Saúde

Objetivo é garantir que 95% das crianças estejam imunizadas contra o vírus | Foto: Renato Costa/Semsa

A Prefeitura de Macapá promoveu nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Combate à Poliomielite, uma ação de saúde e lazer voltada a bebês e crianças a partir de 2 meses de idade. A programação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leozildo Barreto Fontoura, localizada no bairro Zerão, zona sul da capital.

Além do imunizante contra a poliomielite, foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário infantil e adulto. Os participantes também puderam contar com brincadeiras, pintura facial e distribuição de lanche. A campanha segue até 27 de outubro para garantir que, pelo menos, 95% das crianças entre 2 meses a menores de 5 anos de Macapá estejam imunizadas contra o vírus.

A dona de casa Dawane Silva, 20 anos, aproveitou a ação para levar o filho Salomão, de 4 meses, para atualizar a caderneta de vacinação. Ele tomou se imunizou contra a poliomielite e tomou sua primeira dose de pentavalente.

“É muito importante a gente vacinar e deixar tudo em dia, porque hoje tem tanta doença e através da vacina, a gente pode proteger nossos filhos. Assim, eu me sinto mais segura”, diz.

Dawane Silva aproveitou a ação para levar o filho Salomão, de 4 meses | Foto: Maison Brito/PMM

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Celeomar Brito, as pessoas que não conseguiram atualizar a caderneta durante a ação podem receber a vacina durante a semana. Os imunizantes estão disponíveis em todas as UBSs da capital.

“Nosso objetivo é alcançar nosso público-alvo durante a campanha e reforçar para que os pais e responsáveis aproveitem o momento para atualizar a caderneta vacinal dos filhos. Até a quinta-feira (27), todas nossas UBSs estarão disponibilizando o imunizante”, comenta.

Poliomielite
A doença é infectocontagiosa e transmitida principalmente por via oral. A única forma de prevenção é por meio da vacinação. O Brasil se encontra em alerta pela ameaça de retorno dos casos de poliomielite. Para afastar a gravidade desta doença, a Prefeitura de Macapá tem intensificado as ações de imunização.

Confira como foi a ação do Dia Mundial de Combate à Poliomielite: