No Dia Mundial Contra a Raiva, Prefeitura de Macapá reforça importância da vacinação dos pets

Na capital, vacinação ocorre de forma itinerante, contando também com pontos fixos.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Dia mundial contra a raiva, é importante para conscientiza a importância da sua prevenção | Foto: Arquivo/PMM

O Dia Mundial contra a Raiva, celebrado nesta quarta-feira (28), é a oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de manter o animal de estimação imunizado. Em Macapá, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta a vacina antirrábica de forma itinerante, e mais dois pontos fixos que são o Canil Municipal e o Departamento de Vigilância Ambiental.

Estabelecido pela Iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a data é importante para reforçar e conscientizar iniciativas de prevenção da doença nos animais, como cães e gatos, que contaminados podem transmitir esse vírus para os humanos através de mordidas, arranhadura e lambedura do animal infectado.

Acesse aqui o cronograma da vacinação antirrábica do dia 26 a 30 de setembro.

Só em 2022, a vacinação antirrábica itinerante percorreu por 58 bairros da capital, vacinando um total de 13.199 mil animais. Para o animal receber a dose é necessário ter acima dos três meses de idade e estar saudável, além do responsável ter que apresentar o cartão de vacina.

O médico veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses da Semsa, Fábio Mourão, reforça a importância da vacinação em cães e gatos, uma vez que esses animais estando vacinados, diminuem a proliferação da doença da raiva.

“A vacinação é uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e de raiva felina e, consequentemente, da raiva humana”, destaca o veterinário.

Após a primeira dose o ideal é que se retorne uma vez por ano ao ponto de vacinação para a aplicação da dose de reforço. Para saber onde está o ponto de vacinação antirrábica itinerante e os pontos fixos, consulte o cronograma nos canais oficiais da Prefeitura de Macapá.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.