No Dia Internacional do Homem, Prefeitura de Macapá realiza ação de saúde para público masculino

Durante a ação, ainda foi lançada a Caderneta de Saúde do Homem.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Foram ofertados atendimentos específicos para o público masculino | Foto: Renato Costa\Semsa

Para marcar o Dia Internacional do Homem, comemorado nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Macapá realizou uma ação de saúde para o público masculino na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte.

Foram ofertados os serviços de triagem com a equipe de enfermagem, consulta com médico clínico geral, atendimento com psicólogo, nutricionista, educador físico, exames laboratoriais de rotina, massoterapia, além de ventosaterapia e auriculoterapia.

O padeiro Edmilson Ferreira, 48 anos, morador do conjunto habitacional, aproveitou a oportunidade para fazer um check-up em sua saúde.

“Não tenho o hábito de procurar atendimento a não ser que esteja precisando, mas esse tipo de ação é um incentivo para que a gente procure as unidades de saúde. Os atendimentos que estão sendo ofertados são muito bons e que precisamos fazer para saber como está a nossa saúde”, diz.

Padeiro Edmilson Ferreira, 48 anos | Foto: Renato Costa\Semsa

Durante o evento, ainda foi feito o lançamento da Caderneta de Saúde do Homem, material desenvolvido para monitoramento e que disponibiliza informações para controle pessoal e médico do paciente.

Por meio da caderneta, ficará registrado o histórico de consultas médicas e odontológicas, medicações utilizadas pelo paciente, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e esquema vacinal. Ela ainda possui ficha de controle de exames, peso, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura. Exemplares da caderneta serão disponibilizados em todas as UBSs de Macapá.

“É importante que os pacientes façam a adesão da caderneta, que procurem as nossas unidades básicas. A caderneta está completa e bem elaborada, com tudo o que o homem precisa para poder fazer um bom acompanhamento da sua saúde”, explicou a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis.

Caderneta de Saúde do Homem | Foto: Renato Costa\Semsa