No Dia de Finados, prefeitura garante presença de empreendedores no entorno dos cemitérios da capital

Após o período de cadastramento, que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), garante a presença de empreendedores que irão comercializar seus produtos no entorno dos cemitérios de Macapá. Diversos de trabalhadores terão autorização para o uso do solo no Dia de Finados, 2 de novembro.

Na intenção de garantir o ordenamento no entorno dos cemitérios São José (Santa Rita), Nossa Senhora da Conceição (Centro) e São Francisco (zona norte), foram disponibilizados mais de 120 cadastros. Em virtude da demanda elevada, em alguns destes locais, houve a necessidade do maior quantitativo de vagas. Desde a última quarta-feira, 30, fiscais da Semduh monitoram os logradouros, a fim de evitar a ocupação desordenada.

 

A intenção do ordenamento dos espaços públicos é garantir o trânsito de pedestres, possibilitando também a geração de renda aos empreendedores da capital. Os vendedores informais aproveitam a data para vender artigos como coroas de flores, velas, água mineral e até alimentos. Apesar disso, o objetivo ainda é evitar transtornos e aglomerados nas entradas dos cemitérios.

 

Segundo Luiz Otávio de Figueiredo, gestor da Semduh, a procura de empreendedores para a comercialização de seus produtos no entorno dos cemitérios foi grande. Os cadastros foram preenchidos e haverá fiscalização para coibir a presença daqueles ambulantes que, por ventura, quiserem ocupar os espaços sem ter passado pelo processo.

 

“Nossa intenção é garantir que o passeio público [o uso do solo] seja ordenado, a fim de evitar transtornos aos transeuntes. Lógico, garantindo aos empreendedores que aguardam esta data para ganhar uma renda também possam lucrar com a venda de seus produtos”, diz.

 

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Semduh