No Bioparque, excursão reúne alunos das zonas rural e urbana de Macapá para imersão na natureza

Mais de 250 estudantes participaram da atividade recheada de educação ambiental.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Alunos percorreram os principais pontos do Bioparque | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

Uma aula prática sobre sustentabilidade reuniu estudantes das zonas rural e urbana no Bioparque de Macapá, nesta quinta-feira (20). Mais de 250 alunos, de cinco instituições de ensino, participaram do momento recheado de alegria, conhecimento e incentivo a preservação do meio ambiente.

A atividade foi voltada para educação ambiental e contou com a presença de educadores e alunos da Escola Quilombola Nestor Barbosa da Silva, da Escola de Ensino Infantil (Emei) Eficaz, da Fundação Bradesco, do Colégio Estação e da instituição de ensino Janice Melo Palmerim.

A aventura começou cedo para os estudantes da Escola Quilombola Nestor Barbosa da Silva, localizada na comunidade do Abacate da Pedreira. Para conhecer o Bioparque, os alunos dos ensinos infantil e fundamental percorreram um longo trajeto de ônibus até chegar à unidade.

‘’Estamos pela primeira vez no Bioparque. Acordamos cedo, alguns alunos às 5h da manhã, pois moram em rotas distantes da comunidade. Eles vieram de transporte escolar até a escola, para entrarmos no ônibus e nos direcionarmos até o parque. Por isso, a visita foi além de uma forma de conhecimento, vai efetivar aquilo que já aprendem em sala de aula, trazendo uma visão inovadora’’, explica a educadora Kátia Cilena.

Alunos da escola quilombola Nestor Silva | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

A visita guiada foi comandada pelos guardas-parques, que dividiram os alunos em grupos para percorrerem as trilhas ecológicas. O passeio passou pelos logradouros dos animais, com explicações sobre os moradores do parque, além do espaço de lazer, para interação das crianças.

A coordenadora pedagógica da Emei Eficaz, Ana Cintra, aprovou a excursão. Ela explica que a experiência fora do ambiente escolar é fundamental para os estudantes, tanto no campo educacional, quanto no social, promovendo a interação das crianças.

‘’A atividade faz parte da semana da criança. Nossa intenção é que elas desenvolvam este aprendizado de maneira significativa, vivenciando e observando os seres da floresta que estão no parque. Além disso, o passeio trabalha a inclusão e respeito, com a participação, por exemplo, do aluno cadeirante Heitor, que é um dos mais animados da escola’’, detalha a educadora.

A dona de casa Maria Eduarda Barbosa, mãe das gêmeas Ana Sofia e Beatriz Trindade, de 5 anos, aproveitou a visita guiada para vivenciar a imersão na natureza, juntinho das pequenas. ‘’As meninas estão super animadas e se divertindo muito aqui no parque. Fico feliz porque este contato com o meio ambiente é importante para o aprendizado delas, ainda mais nessa fase da infância. Elas conheceram a onça, as antas, os macacos e quatis’’, destaca.

Visita guiada
A atração é gratuita e destinada principalmente às excursões escolares de instituições públicas e privadas, mas também costuma atender integrantes de igrejas, ONGs, centros de assistência e projetos sociais. O objetivo é sensibilizar e estimular a participação efetiva de protagonistas da conservação. A proposta educativa atua no incentivo às questões ambientais.

‘’Os roteiros são adequados à faixa etária dos visitantes. No caso das excursões escolares, podem abordar questões relacionadas a conservação. Todo o passeio é realizado com um educador ambiental ou guarda-parque’’, destaca o diretor-presidente do Bioparque, João Dias Neto.

Para solicitar, as instituições precisam enviar um ofício à gerência do parque, com pelo menos uma semana antes da data desejada, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. O documento deve conter o nome da instituição e a quantidade das pessoas que participarão da excursão, bem como o nome dos responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK.O espaço natural, que possui uma área de 107 hectares de floresta, funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.