No Bailique, Vila Macedônia recebe ação de saúde e assistência social da Prefeitura de Macapá

Na manhã deste sábado, 14, a Prefeitura de Macapá levou ação de saúde e assistência social até a Vila Macedônia, no arquipélago do Bailique. As equipes se concentraram na escola municipal para atender a população. Vacinação, testes rápidos, atendimentos odontológicos e de saúde à mulher foram realizados pelas equipes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Assistência Social e do Trabalho (Semast); e Coordenadoria Municipal de Política Públicas para Mulheres (CMPPM).

“Aqui [na Macedônia], precisamos sempre dessas ações. Quando o pessoal da prefeitura vem, aproveitamos. Levei meu neto para vacinar, ganhou escova de dente e aprendeu a escová-los também. Gostei das orientações sobre violência contra a mulher. Isso é muito importante, porque, às vezes, nem sabemos quando sofremos violência”, contou a dona de casa Raimunda Araújo.

 

A Semast fez uma roda de conversa com o tema “Prefeitura Cuidando da Família”, onde foi apresentado todos os tipos de violência. “Durante a roda de conversa, apresentamos sobre os tipos de violência doméstica, perguntando para elas se sabiam identificar, não é só a física, existe a patrimonial, a psicológica, a virtual. Buscamos acolher essa família, identificar o problema e tratá-lo, cuidando da mulher e também do homem”, enfatizou a assessora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Andréia Barros.

 

Na área da saúde, a comunidade teve atendimento odontológico, distribuição de kits adontológicos, ação de imunização, palestras sobre gravidez na adolescência, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e testes rápidos. “Levamos para a comunidade o atendimento bucal, com a orientação supervisionada de escovação, ensinando essa criança a escovar corretamente os dentes. Legais também as 19 vacinas existentes no município, atendendo crianças, jovens e adultos, como a malária e sarampo. Além disso, fizemos roda de conversa para falar sobre a importância da saúde, sobre a gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis”, explicou a enfermeira Elen Suelen, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

 

Os serviços fazem parte da ação que a Prefeitura de Macapá desenvolve no arquipélago do Bailique desde sexta-feira, 13. São cerca de 80 servidores, atendendo na área da saúde, assistência social, limpeza, iluminação, educação e esporte e lazer. A programação encerra nesta segunda-feira, 16.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Max Renê