Lixo foi retirada da margem do Rio Amazonas e canal no bairro Pedrinhas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
O mutirão de limpeza do programa federal Rios +Limpos, que contou com a participação da Prefeitura de Macapá neste sábado (2), retirou 1.342 quilos de lixo descartados irregularmente na margem do Rio Amazonas e do canal no bairro Pedrinhas, na zona sul da capital.
FOTOS: veja o mutirão da Prefeitura de Macapá para a limpeza do rio Amazonas
A iniciativa busca a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico nas cidades brasileiras. A coleta foi realizada em quatro quilômetros por aproximadamente 100 pessoas que participaram da ação de forma voluntária, como o engenheiro químico Manoel Rodrigues, de 36 anos.
“Eu sou filho de ribeirinho, apaixonado por esse rio e estou aqui representando a sociedade como cidadão. Eu passo por aqui quase todo dia nas minhas caminhadas e é um local que eu amo. Eu me alimento do peixe que sai desse rio, então eu tenho essa preocupação”, disse o engenheiro.
Manoel Rodrigues, de 36 anos, e Lílian Medeiros, do Movimento Lixo Zero, participaram da ação em Macapá | Foto: Joyce Batista/PMM
Todo o material foi separado entre recicláveis e não recicláveis. Os objetos que podem ser reutilizados foram enviados para cooperativas de catadores e o restante para o Aterro Sanitário de Macapá.
“Esse trabalho de reciclagem e encaminhamento correto de resíduos é muito importante para a cidade como um todo porque possibilita que não haja essa poluição do rio, que as pessoas também possam encaminhar seu lixo corretamente e que gere renda desses materiais”, afirmou a voluntária do Movimento Lixo Zero, Lílian Medeiros.
Mutirão de limpeza percorreu quatro quilômetros | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a iniciativa dos órgãos públicos também deve ser abraçada pela sociedade, em nome da preservação dos recursos naturais existentes em cada região
“A prefeitura, o Estado, o governo federal, todos estão fazendo a sua parte e a gente precisa também conscientizar a população. Somos a única capital do mundo banhada pelo Rio Amazonas e a sua preservação é nossa responsabilidade”, argumentou o prefeito.
Prefeito Dr. Furlan com os secretários Jean Patrick, e Marcelo Oliveira | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, reforça que é um dever de todo cidadão preservar o meio ambiente e isso passa por atitudes simples como não despejar lixo no rio Amazonas.
“Junto com a Zeladoria Urbana do município, identificamos os pontos mais críticos para esta ação. Nós temos o maior rio em volume de água do mundo. É injustificável encontrar tanto lixo no rio. Temos que fazer a nossa parte”, reforça.
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana é responsável pela limpeza da cidade e promove ações constantes de retirada de árvores e entulhos da orla, em especial, da área do Perpétuo Socorro.
“Não tínhamos como ficar de fora do programa Rios +Limpos. Das oito equipes presente no mutirão, cinco são da Prefeitura de Macapá. Nosso cronograma de limpeza é permanente. Mas participamos de forma voluntária porque entendemos que é nosso dever como cidadão”, ressalta o secretário municipal da Zeladoria Urbana, Jean Patrick.
Participaram da ação, o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, André França, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Joel Nogueira.
Voluntários limparam também o canal das Pedrinhas, em Macapá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM