Mutirão de limpeza no conjunto São José recolhe cerca de 10 toneladas de lixo

Resíduos incluem entulhos, pneus, galhos de árvores e lixo domiciliar.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, realizou o mutirão de limpeza no conjunto São José, zona sul da cidade. Nos dias 3 e 4 de dezembro, a ação recolheu cerca de 10 toneladas de resíduos que incluem entulhos, pneus, galhos de árvores e lixo domiciliar.

Nessa primeira etapa, o projeto “Mutirão de Limpeza nos Residenciais de Macapá” prevê a limpeza de dois blocos com os serviços de capina manual e mecanizada, varrição e pintura de meio-fio às sextas-feiras e sábados. As ações seguem o planejamento de trabalhos com base nas necessidades identificadas pelas equipes da Zeladoria Urbana.

“Nos fins de semana, as atividades ocorrem especificamente nos residenciais e praças. Deixar a cidade limpa e organizada é uma obrigação do poder público. Por isso, entendemos que este programa deve ser permanente. São dezenas de serviços realizados e esperamos contar com a população, no sentido de preservar os locais limpos”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Acompanhe o cronograma nos residenciais
03 e 04 de dezembro – Residencial São José
10 e 11 de dezembro – Residencial Jardim Açucena
17 e 18 de dezembro – Residencial Macapaba

Zeladoria nas Praças
As equipes da Prefeitura também atuam nas áreas de convivência de Macapá. Neste fim de semana, foi a vez da praça do bairro Laurindo Banha receber os serviços de capina manual e mecanizada, varrição, pintura de meio-fio e poda de árvores. A ação faz parte do projeto “Zeladoria nas Praças”, iniciado no fim de novembro, na zona oeste da cidade.

Os serviços foram estendidos ainda para ruas e avenidas do bairro, que precisavam de manutenção, além do Campo do Pedregulho, área de lazer da comunidade.

Confira o cronograma de limpeza
03 e 04 de dezembro – Praça Laurindo Banha (Campo do Pedregulho)
10 e 11 de dezembro – Complexo do Araxá
17 e 18 de dezembro – Praça da Bandeira.

Denuncie quem suja
Ajude a manter a cidade mais limpa denunciando as pessoas que jogam lixo em via pública. As denúncias podem ser feitas pelo número (96) 9 9970.1078. O descarte irregular de lixo em vias públicas pode resultar em multa, com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil e o infrator pode responder por crime ambiental. Se utilizar veículo para o descarte irregular, o transporte pode ser apreendido e levado para a delegacia.

A infração também pode ser denunciada no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro do Trem, zona sul de Macapá.