Município recebe UBS Fluvial e garantirá atendimento à população ribeirinha

Já está em Macapá o mais novo dispositivo de saúde municipal, a UBS Fluvial, que servirá para ampliar o acesso da população ribeirinha a procedimentos, como consultas médicas e atendimentos de saúde bucal. A embarcação, que possui espaço para consultórios, farmácia, laboratório e banheiros, foi adquirida por meio de programa do Ministério da Saúde, que fez repasse de R$ 1.879.450,00 para a compra da unidade. 

 

A UBS fluvial comporta, além da Equipe de Saúde da Família, mobiliário e equipamentos para procedimentos como exames laboratoriais, curativos e suturas, com estimativa de 40 atendimentos diários. “Nossa estimativa é que na primeira quinzena de janeiro a UBS Fluvial esteja em pleno funcionamento e fazendo sua viagem inaugural ao distrito do Bailique”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

A UBSF funcionará 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as equipes de saúde possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.  

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508