Município promove oficina sobre estratégias pedagógicas para implementação da Lei nº 10.639/03

A Prefeitura de Macapá promove a Oficina Construindo Estratégias para a implementação da Lei 10.639/03. A atividade iniciou nesta segunda-feira, 27, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. O objetivo da capacitação é contribuir para a construção de táticas pedagógicas para a implementação da lei no Amapá.

 

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Igualdade Racial, Maykom Magalhães, ressalta o comprometimento dos educadores em participar dessa formação. “Esse momento é muito importante para nós da gestão e, principalmente, para todos do movimento negro, em podermos participar desse curso de aperfeiçoamento sobre o tema e de conscientização dos pais, professores e alunos sobre a importância da Lei 10.639/03. A presença deste público hoje demonstra o compromisso e o interesse em trabalhar esse conhecimento dentro do ambiente escolar”.

 

Segundo secretário municipal de Educação, Moisés Rivaldo Pereira, a instrução é fundamental para combater o racismo em todos os ambientes sociais. “Tudo passa pela educação e esse tema é para que possamos ir quebrando todo o tipo de preconceito racial, por meio do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, que já estamos implementando dentro das escolas municipais”.

 

O professor da Universidade Federal do Amapá, Roberto de Moraes, destaca a relevância da presença dos educadores na capacitação sobre este tema. “O país vive a pior crise de ética da nossa história, não devemos perder o ânimo de nos qualificarmos, pois não podemos baixar a cabeça na ‘luta’ e, sem dúvida, faremos a diferença na superação dos problemas que o país atravessa”.

 

O encontro reúne pesquisadores, estudantes de pós-graduação e integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neab/Unifap). A qualificação terá continuidade nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, das 8h às 18h, no auditório do Complexo Cidadão da zona norte, na Rua Adílson José Pinto Pereira, n° 2407, São Lázaro.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Improir