Município promove ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos

Atividade aconteceu no Shopping, localizado na rua Leopoldo Machado, das 16h às 22h

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), organizaram uma ação de saúde em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A atividade aconteceu no Shopping, localizado na rua Leopoldo Machado, das 16h às 22h, e teve como objetivo cuidar da saúde dos trabalhadores que passaram pelo local.

Diversos serviços foram ofertados gratuitamente, incluindo atendimento psicológico, vacinação contra Influenza e Covid-19, consulta com clínico geral, encaminhamento para o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, testes rápidos, massagem relaxante, limpeza de pele e distribuição de preservativos.

Roseane Barbosa, que trabalha com serviços gerais, aproveitou a ação para cuidar da pele. “ É ótimo ter acesso a esses cuidados. Aproveitei e trouxe minha irmã”, comentou.

Neila Barbosa, irmã de Roseane, também aproveitou. “Sofro de dores nas costas. Geralmente não tenho tempo suficiente para buscar ajuda, mas hoje foi ótimo, exatamente o que eu precisava”.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Reis, comentou sobre a importância do trabalho executado. “Alcançamos nosso objetivo, cuidar da saúde do trabalhador. Além disso, essa também foi uma ação de conscientização a respeito das enfermidades que podem impactar os trabalhadores ao realizar tarefas repetitivas”.

28 de fevereiro – Dia Mundial de Combate às LER/ Dort

Segundo o Ministério da Saúde, as LER/ Dort são “danos causados pelo uso excessivo do sistema que movimenta o esqueleto humano e pela falta de tempo para a recuperação”.  São caracterizados pela presença de vários sintomas, que geralmente aparecem em estágios avançados, que geralmente atingem os membros superiores, como dor, sensação de peso e fadiga.

Algumas das principais lesões que acometem os trabalhadores são as lesões no ombro e as inflamações nas articulações e nos tecidos que os cobrem.