Município participa de fórum nacional sobre resíduos sólidos em Brasília

Como finalidade de fortalecer a representatividade e de aprimorar o diálogo para uma articulação mais eficiente, gestores públicos instituíram nesta terça-feira, 29, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos. O encontro foi realizado na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília (DF), e contou com a presença do representante do Município de Macapá dentre os participantes municipais e de entidades ligadas ao setor.

O secretário de Manutenção Urbanística e secretário geral suplente do Fórum, Claudiomar Rosa, fez uma avaliação do encontro. “Hoje, participei da reunião para a formação do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Limpeza Urbana e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que faz parte do Fórum Nacional dos Prefeitos. Na ocasião, ocorreu a primeira eleição da executiva desse novo fórum, onde fui eleito para coordenar durante um ano todas as cidades da Região Norte”, informou.

 

“Esse é o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo à frente da Secretaria Municipal de Manutenção [Semur]. Com tudo isso, fico muito feliz em contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou. Alternativas de custeio do sistema de limpeza urbana, tarifa de lixo, logística reversa, prazos de encerramento de lixões no país e consórcios para regionalizar a gestão de resíduos estão entre as pautas definidas como prioritárias para atuação do fórum.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Semur