Município inicia serviços de limpeza e desobstrução no canal do Muca

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quarta-feira, 28, os serviços de limpeza e desobstrução no canal do Muca, no trecho próximo à Avenida Timbiras. As ações fazem parte do Programa Viver com a Chuva e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

 

Todos os anos, com a chegada das chuvas, o trecho sofre com as inundações por conta do transbordamento do canal. Casas próximas também são atingidas. A ação de limpeza e desobstrução feita todos os anos auxilia na vazão das águas e, apesar do avanço do Município com a construção de habitacionais, ainda é crescente o número de unidades irregulares em áreas de ressaca, fator que contribui para a obstrução dos canais naturais. 

 

“Para garantir a vazão imediata das águas do canal, iniciamos hoje a ação de limpeza e desobstrução. Mas, além disso, precisamos aumentar a passagem do canal. Ainda temos muitas casas que impedem a passagem regular das águas”, explica o engenheiro da Semob, Rivo Barbosa.

 

No local, já foi feita a capina manual e retirada de materiais, como sacos plásticos, garrafas PET, pedaços de madeira. Além dos canais naturais, a Semob faz, durante a semana, a limpeza e drenagem da Avenida Cid Borges, no bairro Infraero I.

 

Márcia Fonseca

 

Assessora de comunicação/Semob