Município faz reunião intermediária de acompanhamento do Selo Unicef

Novas ações e iniciativas inovadoras voltadas à defesa e aos direitos da criança e adolescente foram debatidas por técnicos da Prefeitura de Macapá. A atividade busca ampliar políticas públicas direcionadas ao público infanto-juvenil. O local de encontro foi a Escola Municipal Meu Pé de Laranja Lima, onde os gestores municipais participaram na manhã desta sexta-feira, 28, da 1ª Reunião de Acompanhamento do Selo Unicef edição 2017/2020.

A reunião, intersetorial, teve como objetivo analisar o resultado das atividades pontuadas dentro do I Fórum Comunitário, realizado em junho de 2017, além de buscar novas metas que possibilitem atingir os índices indicados pelo selo. Segundo a secretária de Educação, Sandra Casemiro, o selo gera um impacto direto nas ações desenvolvidas, não só nas áreas da educação, assistência social e saúde, mas também agrega outros segmentos, como cultura, juventude, entre outros.

 

“Esse é um trabalho que busca ampliar o atendimento dentro do município e melhorar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes”, comentou Sandra. Ao final da reunião, os participantes formaram doze grupos de trabalho com temas específicos, como mortalidade infantil, evasão escolar, crianças beneficiadas pelo programa Bolsa Família, que estão na escola, vacinação em crianças, entre outros que devem nortear as novas ações que visem atingir os indicadores do Selo Unicef.

 

A adesão ao selo é espontânea de cada município que assume o desafio e compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Na ocasião, estiveram presentes representantes de Saúde (Semsa), Assistência Social e do Trabalho (Semast), Controladoria-Geral do Município (Cogem), Ouvidoria Municipal, coordenadorias de Esporte e Lazer (Comel), Juventude (Comjuv) e da Fundação de Cultura (Fumcult).

 

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do semiárido e da Amazônia brasileira

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

 

 

Fotos: Nayana Magalhães