Município de Macapá articula programas de qualificação profissional em turismo

A diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliane Pereira, reuniu-se com a secretária nacional de Qualificação Profissional e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, para apresentar propostas da Prefeitura de Macapá que visam promover a formação profissional e qualificação de empresas do setor. No encontro, foi tratado sobre a implementação do Pronatec Turismo. O município já havia obtido a habilitação.

 

Teté Bezerra anunciou a oferta de 80 vagas em cursos técnicos no ensino médio para formação de guias de turismo e chefes de cozinha em cursos presenciais e um portfólio de mais 30 mil vagas em 25 cursos de educação a distância para profissionais de todo o país. Também foi informada a possibilidade de adesão do Município para o desenvolvimento de cursos para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na área do turismo. O tema já será trabalhado pelo Macapatur e Secretaria Municipal de Educação na próxima semana.

 

Uma iniciativa também tratada foi a implementação do Programa Brasil de Braços Abertos, que pretende qualificar a população em atividades do setor turístico, bem como aperfeiçoar aqueles que já atuam nesse ramo econômico. Os cursos funcionarão em uma plataforma digital e interativa, e serão lançados nesta semana durante o evento WTM – World Travel Market, que acontecerá no período de 4 a 6 de abril, em São Paulo.

 

Outra pauta foi a implantação de um curso virtual para os gestores do turismo abordando temas, como gestão da política pública, relacionados aos conceituais do próprio turismo, ao conhecimento da legislação de contratos e convênios, elaboração de projetos e prestação de contas e transparência. “A prefeitura procurará acessar todos os recursos de qualificação profissional para as atividades ligadas ao turismo, não semente cursos online, como presencial, mas também outras ferramentas, como o Brasil de Braços abertos, que oportuniza pessoas que não podem estar em sala e já atuam na área do turismo, para que também possam se qualificar e ter certificado como os demais cursos”, disse Juliane Pereira.

 

Ela se reuniu ainda com o diretor do Departamento de Marketing Turístico, Márcio Nascimento, para alinhar ações para a elaboração do Plano de Marketing de Macapá, visando implementar estratégias de promoção da cidade no Brasil e fora dele, aproveitando o potencial turístico da capital amapaense; e também com o coordenador de Eventos Turísticos, Walber Santos, para tratar dos projetos de eventos em análise no Ministério do Turismo e da troca de experiências para realização de eventos temáticos do trade.

 

Coordenadoria de Comunicação/PMM