Município acompanha crescimento e desenvolvimento de crianças da rede pública de ensino

Para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças em idade escolar, a Prefeitura de Macapá, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), agenda avaliação antropométrica. Os alunos das escolas Araçary Correa Alves e Paraíso das Acácias já passaram pelo procedimento, que integra um conjunto de atividades rotineiras que perpassa pela observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais.

Ao longo da atividade, os profissionais fazem o rastreamento dos educandos que necessitam de acompanhamento, como em casos de magreza acentuada, magreza, sobrepeso ou obesidade. “Faz parte da nossa rotina o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, aquelas que relatam apresentar necessidades alimentares especiais e que ainda não fazem acompanhamento adequado. Essas são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde”, explica a coordenadora do PSE, Ellen Suellen. 

Estudos do Ministério da Saúde apontam que a dieta das crianças e adolescentes tem uma elevada ingestão de bebidas açucaradas (56%), seguidos de refrigerantes (45%), salgados fritos e biscoitos. Daí a importância de incluir bons hábitos alimentares desde o início da introdução alimentar dos menores. “Aproveitamos esse momento para darmos orientações também aos responsáveis sobre a importância de uma alimentação equilibrada”, completa a coordenadora. 

Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública. No total, 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% está obesa. O problema geralmente surge pela combinação de hábitos alimentares poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, embora a herança genética também seja um dos fatores causadores da obesidade.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa