Multivacinação: brincadeiras, lazer e diversão contagiam Dia D em Macapá

Abertura aconteceu neste sábado (16) no estacionamento do Parque do Forte. No decorrer da semana as vacinas estarão disponíveis de 8h às 13h, nas UBSs.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Com o objetivo foi chamar a atenção da população para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 15 anos de idade, neste sábado (16) a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a campanha do Dia D, no estacionamento do Parque do Forte, localizada no centro da cidade.

Na ocasião, foi lançado ainda a Campanha de Suplementação de Vitamina A, que também faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS), e busca reduzir e controlar a deficiência nutricional da vitamina em crianças de 06 meses a 59 meses de idade.

A vitamina é considerada uma das maiores deficiências nutricionais no país, trazendo ainda um alerta para problemas de cegueira que podem ser evitados com a suplementação oral da vitamina.

“Durante a ação, pais e responsáveis tiveram orientação com nutricionistas e enfermeiros sobre a importância da vacinação e ainda sobre alimentos adequados para crianças e adolescentes. Atividades lúdicas foram levadas para praça. A intenção foi chamar a atenção dos responsáveis para atualização da vacinação das crianças”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Quem participou aprovou a iniciativa e aproveitou para colocar a vacinação dos pequenos em dia. A dona de casa Sara Alfaia Machado, atualizou a caderneta dos três filhos. “Agora fico mais tranquila, todos estavam com vacina atrasada. A vacina previne doenças e ajuda a manter nossos filhos saudáveis”, disse.

A representante do Ministério da Saúde, Izabel Lopes, acompanhou a ação e destacou a importância de dar continuidade às campanhas de vacinação. 
“Hoje estamos realizando uma visita técnica para fortalecer as ações de vacinação contra o sarampo e aproveitar para reforçar a cobertura vacinal, visto que, nos últimos anos, houve uma queda. Então, esse é um momento histórico para nós resgatarmos as coberturas vacinais das crianças e adolescentes que estão com calendário vacinal desatualizado ou atrasado”, destacou.

No decorrer da semana as vacinas estarão disponíveis de 08h às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

UBSs:
Brasil Novo, Marabaixo, Coração, Alvaro Corrêa,Perpétuo Socorro, Pedro Barros, São Pedro, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Congós, Rosa Moita, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pacoval, Cidade Nova, Padre Raul Matte e Leozildo Fontoura. Para saber as vacinas disponíveis o munícipe pode acessar as redes oficiais da prefeitura.