Mulheres quilombolas de zona rural de Macapá participam de ações sobre Direitos Humanos

Atividades com foco em conscientizar mulheres sobre seus direitos ocorreram na comunidade rural Ambé

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Nesta quarta-feira (30) o Quilombo do Ambé, zona rural de Macapá, foi sede das atividades de encerramento do mês “Novembro Afro”. A comunidade teve um dia com ações de valorização à mulher, exibição de filmes e atividade lúdicas, além de roda de conversas e distribuição de brindes. Mães, jovens e crianças participaram da programação.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDHD) da Prefeitura de Macapá, que promoveu a terceira programação da campanha pelos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e Menina.

A organização foi da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), em parceria com o Instituto Municipal de Políticas e Promoção Racial (Improir).

“O objetivo foi levar à população feminina quilombola o conhecimento de seus direitos, para que essa mulher se sinta fortalecida e segura. Estamos sempre disponíveis e com equipes técnicas preparadas para ajudar essa mulher quilombola e ribeirinha que necessite de apoio”, explicou Socorro Marques, titular da CPPM.

Dando continuidade à campanha, nesta quinta-feira (1º) acontece uma capacitação no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), das 8h às 11h, com o objetivo de levar formação sobre a temática em questão aos servidores públicos da saúde, assistência social e diretores de UBS.