Moradores e empresários aprovam implantação do sistema binário das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio

As vias serão convertidas em paralelas binárias, cada uma com um sentido único. Mudança acontece a partir das 14h de sábado, dia 30.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A maioria dos moradores e empresários das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd apoiam a mudança na direção das vias, que serão convertidos para o sistema binário a partir das 14h, do próximo dia sábado (30). Com o novo sentido no fluxo do trânsito, avanços na economia, segurança e acessibilidade contemplarão público que reside e comercializa nas vias.

O vendedor de uma loja de veículos localizada na Padre Júlio, Eugênio Nóbrega, acredita nos benefícios e segurança do sistema binário. “Tenho certeza que o trânsito vai melhorar consideravelmente tanto para os motoristas como pedestres. A expectativa é a redução no número de acidentes e a fluidez de veículos. Além disso, o acesso à nossa loja fica mais fácil para os clientes”, comemorou.

Moradora da Cora de Carvalho há mais de 30 anos, dona Nelma Silva avalia a mudança na via como positiva. “É muito comum presenciarmos batidas entre veículos e atropelamentos constantes nos cruzamentos, então acredito que a via em um único sentido vai diminuir esses riscos. Fico feliz em ver o trabalho de sinalização da Cora, porque sei que isso vai proporcionar segurança não somente para o motorista como os ciclistas e pedestres”, disse Nelma.

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) avança na sinalização das vias – vertical e horizontal – com realocação de semáforos e placas e pintura de faixas e centralização.

Para o empresário da Padre Júlio, Daniel Pereira, a implantação do binário vai possibilitar um fluxo maior nas avenidas, aumentando as vendas das lojas e segurança no tráfego. “Nossa expectativa é grande quanto à redução de congestionamento, visto que no horário de pico o trânsito fica complicado”, afirma.

Sistema Binário
O sistema possibilitará que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico, comum para a Padre Júlio – uma arterial de mobilidade para o transporte coletivo, motoristas particulares e de carga, assim como pedestres e ciclistas.

As vias serão convertidas em paralelas binárias, cada uma com um sentido único. A avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

Para manter a população informada sobre o sistema binário, a CTMac tem realizado campanhas educativas em emissora de TVs, rádios e redes sociais, além da distribuição de folders em toda a capital. Em caso de dúvidas e sugestões a companhia disponibiliza para a população o número (96) 98100-0799.