Moradores do bairro Marabaixo 4 são atendidos com consultas médicas e vacinação, em Macapá

Ação aconteceu neste sábado (2) na Fundação Maria das Esperanças.

Por Gilvam Borges - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Josinelma Silva, 46 anos, se vacinou pela primeira vez contra Covid-19 | Foto: Gilvam Borges/SemDH

Mais uma ação social com serviços de saúde e cidadania foi realizada pela Prefeitura de Macapá. Neste sábado (2), foram ofertados consultas médicas e odontológicas, testes rápidos e vacinação para moradores do bairro Marabaixo 4. A programação aconteceu na Fundação Maria das Esperanças, que atende crianças e mulheres em vulnerabilidade social.

“Estamos realizando diversas ações para levar serviços de saúde e cidadania para pessoas que precisam. Sabemos das dificuldades de conseguir atendimento e muitas dependem, inclusive, de transporte público. Então vir até a comunidade, é uma forma de facilitar e oportunizar esse acolhimento”, ressaltou o coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência e Idosos, Ruan Linconl.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com as pastas de Saúde e Assistência Social, ofertou consultas médicas, atendimentos odontológicos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, vacinação contra Covid-19, Sarampo e Influeza, além de cadastro no CadÚnico e lanche para o público que participava da ação.

O olhar de satisfação de quem encontrou a oportunidade para ser atendido de forma rápida marcou toda a programação. “Limpei meus dentes e mandei limpar os das minhas netas. Aqui foi muito bom, foi rápido, só chegar que já fiz a limpeza e ainda tive a oportunidade de fazer o recadastramento para receber benefícios sociais”, contou a dona de casa Claudete dos Anjos Rodrigues, de 56 anos.

A vacinação contra Covid-19 foi muito procurada. Josinelma Silva, 46 anos, se vacinou pela primeira contra o vírus. “Tive essa oportunidade e estou muito feliz. Com certeza, uma ação que veio beneficiar a gente”, conta alegre a dona de casa, que também recebeu atendimento médico e odontológico, além de conseguir um encaminhamento para sua filha ir ao ortopedista.

Fundação Maria das Esperanças
Fundada em 2019, a fundação atende principalmente mulheres e crianças, cujo principal projeto, “Baú das Marias”, está voltado preferencialmente a mulheres chefes de famílias com crianças de 6 a 12 anos.

Ação aconteceu na Fundação Maria das Esperanças | Foto: Gilvam Borges/SemDH