Moradores do bairro Infraero recebem escola Josafá Aires totalmente revitalizada pela Prefeitura

Recursos para construção da obra são oriundos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 1.735.606.75. A escola atende, atualmente, 677 alunos, do 1º ao 5º ano

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Nágila Rocha /PMM

Nesta quarta-feira (6) a Prefeitura de Macapá, realizou cerimônia de entrega da Escola Municipal Josafá Aires da Costa, aos moradores do bairro Infraero 1, zona norte da capital. A solenidade reuniu centenas de pessoas que acompanharam o resultado da obra de reconstrução da escola.

A escola atende 677 alunos, do 1º ao 5º ano, e agora conta com todo o seu ambiente revitalizado.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou que a entrega da escola aos moradores do bairro se torna um marco na história de sua gestão e todos estão envolvidos na educação do município, profissionais, pais e alunos.

“Hoje é um dia que realmente faz jus a tudo que a gente se entrega todos os dias. Cada um de nós têm o seu papel nessa estrutura educacional, para que pais e mães possam ir trabalhar, sabendo que seus filhos estarão bem cuidados e acolhidos no ambiente escolar”, enfatizou o chefe do executivo municipal.

São 13 salas amplas, climatizadas, claras e arejadas, setor administrativo, refeitório, biblioteca, sala de leitura, sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre outros compartimentos.

Darlan Nascimento, pai de aluno e profissional que trabalhou na obra da escola, falou sobre a honra em poder dizer que faz parte da história da Emef Josafá Aires.

“Nós trabalhamos com todo o empenho e dedicação para que a escola pudesse ficar tão linda como está agora. É uma felicidade viver este momento”, ressaltou Nascimento.

Monick França, secretária de educação de Macapá, falou sobre o momento histórico e citou Paulo Freires para ressaltar a importância de se valorizar a educação.

“Paulo Freire já falava que é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz. Nesta gestão, colocamos em prática o que falamos. São 667 alunos que agora tem um espaço novo para estudar”, ressaltou a secretária Monick.

O aluno do 4º ano da escola Josafá Aires, José Inácio Ferreira, de 9 anos, é escritor e tem dois livros publicados, “A banda dos gatos” e “O lobo e o cão”. Ele falou sobre as suas obras e sobre a alegria em estar de volta à escola, agora toda reformada. 

Cricilma Ferreira, mãe de José Inácio, estava representando os pais dos alunos na solenidade, e destacou a importância do espaço escolar confortável e acessível para receber os alunos e os profissionais da educação.

“Esta reforma vem dar qualidade de educação aos nossos filhos, com um ambiente de maior acessibilidade ao aprendizado”.

Tio Nescal animou as crianças com as pinturas de rosto, músicas, dança e brincadeiras. Os pequenos se divertiram.

Os recursos para construção da obra são oriundos do Tesouro Municipal no valor de R$ 1.735.606.75.

Com a reinauguração da Emef Josafá Aires, a gestão Furlan entregou 23 obras na Educação, entre escolas de ensino fundamental, educação infantil e creches. Atualmente, 8  prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 5 em construção.

Confira mais fotos