Moradores das linhas do Km 9 recebem busca ativa para vacinação antirrábica de cães e gatos

A vacina contra raiva é gratuita. Devem ser imunizados pets a partir de três meses de idade que não estejam doentes.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Iniciou nesta quinta-feira (04), a ação de vacinação antirrábica realizada por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) – a busca ativa acontece nas linhas do KM9 e busca imunizar cães e gatos contra a raiva. O trabalho desenvolvido pelas equipes deverá alcançar aqueles que não foram contemplados através das mini campanhas de vacinação antirrábica.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, os donos devem ficar atentos para a imunização do seu pet, garantindo a saúde e qualidade de vida dos animais.

“Buscando manter os cuidados essenciais, a prefeitura promove a busca ativa nas residências para ampliar o número de animais protegidos contra raiva, doença infecciosa que pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados”, explicou o subsecretário.

A vacina contra a raiva é gratuita. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade que não estejam doentes. A dose também pode ser encontrada de segunda a sexta-feira, no Canil Municipal, localizado na Rodovia JK, em frente ao Parque de Exposições da Fazendinha, e no Prédio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), localizado na alameda Campo Belo, 207-11, no bairro Cabralzinho.

Orientação
Animais que passam por algum tratamento médico ou que necessitam da utilização de antibiótico ou anti-inflamatório devem ser imunizados quando o tratamento for finalizado e sob autorização de um médico veterinário.

Cadelas e gatas gestantes podem tomar o imunizante desde que estejam saudáveis. A dose do reforço deve ser aplicada todos os anos. Para garantir o recebimento do imunizante, o responsável deve levar a carteira de vacinação do seu pet, caso tenha perdido poderá obter uma nova no local.