Moradores das comunidades quilombolas Ambé e São Pedro recebem atendimentos de saúde

A ação acontece na última semana de cada mês e em novembro mais locais serão atendidos pelos profissionais de saúde.

Por Maison Brito Pereira - Secretaria Municipal de Saúde

Os moradores das comunidades quilombolas Ambé e São Pedro dos Bois receberam atendimentos médico e odontológico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A ação, que acontece na última semana de cada mês, em setembro atendeu 20 pacientes com consultas médicas e 36 pacientes foram atendidos com consultas odontológicas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, as atividades realizadas no município levam serviços de saúde para aqueles que moram em localidades de difícil acesso e promovem atendimentos básicos à população.

“Promover ações de saúde nessas localidades significa valorizar e dar cidadania às pessoas que moram em locais de difícil acesso. Esperamos ampliar nossos atendimentos para outros distritos e, de certa forma, resgatar a autoestima desses cidadãos. Algo que para alguns parece simples, para muitos representa mudança e proporciona qualidade de vida e o nosso trabalho e aproximar a comunidade desses serviços”, disse a secretária.

Durante as ações é possível realizar atendimento odontológico, testes rápidos, aferição de pressão, entrega de medicamentos. Para recebimento da consulta o paciente deve levar documento oficial com foto e cartão do SUS, caso tenha.

Parceria e próximas ações

Os profissionais de saúde irão percorrer as comunidades dando continuidade aos atendimentos médicos ofertados à população de baixa renda e as próximas ações estão previstas para acontecer no dia 13 de novembro, novamente na comunidade do Ambé, e em 20 de novembro, no Abacate da Pedreira – ambas em parceria com o Instituto Joel Magalhães (Ijoma), através da equipe ‘Anjos Parceiros da Vida’.