Moradores da Zona Sul de Macapá recebem atendimento médico em mais uma edição do Saúde para Todos

Prefeitura registrou 868 atendimentos no programa que promove saúde e atendimentos em livre demanda

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Moradores da Zona Sul de Macapá receberam Neste sábado (20) mais uma edição do Saúde para Todos, programa que oferece atendimento médico de livre demanda para a comunidade local. A iniciativa da Prefeitura registrou 868 atendimentos em diversos serviços, incluindo consultas com clínico geral, pediatra, psicologia e odontologia. 

Além dos atendimentos médicos, os moradores tiveram acesso a serviços como aferição da Pressão Arterial (P.A), aferição de glicemia capilar, testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) e acompanhamento para os beneficiários do Bolsa Família.

Daniel Santos, morador do bairro Buritizal, aproveitou a oportunidade para vacinar seus filhos e destacou a importância do projeto. 

“Essa iniciativa é essencial para nossa comunidade. Nos permite cuidar da saúde da nossa família de forma acessível e tão rápido que não tem desculpa para não participar”, falou.


Outra moradora da Zona Sul que aproveitou a ação foi Ádria Ramos, que levou suas filhas para receberem atendimento pediátrico e atualizar a caderneta vacinal durante a ação. Segundo ela, a correria do dia a dia muitas vezes dificulta sua ida até uma UBS, tornando essas iniciativas essenciais para garantir o acesso às consultas necessárias para todos.

“Quando soube que haveria essa ação próxima da minha casa, aproveitei para cuidar da saúde das minhas filhas. Como trabalho durante o dia todo, às vezes não tenho disponibilidade durante a semana.Por isso, essas iniciativas nos finais de semana se tornam mais acessíveis e facilitam o acesso aos atendimentos que precisamos”, disse.


O Programa Saúde para Todos tem como objetivo levar serviços de saúde a todos os cantos da cidade e para todas as pessoas. Os números de atendimentos realizados, que ultrapassam 6 mil apenas no primeiro trimestre, reforçam a importância desse programa na promoção de saúde nas comunidades.

“Esses mutirões foram pensados para levar os serviços de saúde a todos os cantos de Macapá. Somente neste início de 2024, já realizamos mais de 10 ações e registramos cerca de 6.119 atendimentos em saúde. Essas iniciativas refletem nosso compromisso e dever em garantir que cada cidadão tenha acesso à saúde de que necessita.”

Confira mais fotos