Moradores da Rua Claudomiro de Moraes são notificados por despejo irregular de água servida em via pública

Fiscais da Prefeitura de Macapá notificaram moradores da Rua Claudomiro de Moraes na manhã desta terça-feira, 28, por despejo de água servida em via pública. A via está recebendo a obra de restruturação e organização do Sistema de Transporte Urbano do Município de Macapá, que receberá pavimentação, calçadas, sinalização, drenagem, ciclovia, paisagismo, ciclofaixa, iluminação e abrigo de passageiros.

A articulação do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, foi decisiva para a liberação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A obra totaliza nesta primeira etapa o valor de R$ 43.098.905,98, mais contrapartida do Município, de R$ 6 milhões, e está dividida em seis eixos. 

 

Os responsáveis foram notificados dentro do Plano Diretor de Macapá, Lei 031/2004, que fala sobre o descarte irregular de água servida, ou seja, esgoto de pias, banheiros ou qualquer outro tipo de resíduo doméstico despejado em via pública, além de configurar crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/98, que trata sobre resíduos poluentes nocivos ao meio ambiente. Os moradores fizeram a retirada imediata da tubulação e foram orientados quanto à destinação correta de esgoto doméstico.

 

“A prefeitura faz um trabalho intenso no combate ao despejo irregular de água servida em via pública. A população precisa fazer a parte dela. Estamos trabalhando para melhorar a cidade. A Rua Claudomiro de Moraes passa por uma grande obra, jamais vista na cidade. Mas, para o resultado ser um sucesso, os moradores precisam entender que atitudes como essa, que destroem todo o pavimento, não serão mais toleradas”, comenta o secretário de Meio Ambiente de Macapá, Marcio Pimentel.

 

A obra na Rua Claudomiro de Moraes é a maior de mobilidade urbana da capital, que possibilitará melhor trafegabilidade de veículos, ciclistas e pedestres, sendo a primeira de estruturação do novo sistema de mobilidade urbana da cidade. Os serviços iniciaram pela via, por se tratar do principal eixo de ligação entre centro e zona sul do município.

 

Nesta primeira etapa, os trabalhos estão sendo executados na Rua Claudomiro de Moraes, abrangendo as vias 13 de Setembro, Clodovio Coelho, Santos Dumont e Hildemar Maia, que receberão serviços de pavimentação, calçadas, sinalização, drenagem, ciclovia, paisagismo, ciclofaixa, iluminação e abrigo de passageiros.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semam