Modernização da iluminação pública alcança mais de 19 mil pontos de LED instalados em Macapá pela Prefeitura

Além da economia, equipamentos geram mais segurança por oferecer maior tempo de durabilidade com garantia de cinco anos

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

Previsão da Cipemac é de que até dezembro deste ano todo o parque de iluminação de Macapá esteja 100% em LED I Foto: Ana Cleide/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município (Cipemac) está com várias frentes de trabalho, dia e a noite, nos serviços de manutenção da iluminação da cidade. De acordo com a Companhia, a previsão é de que até dezembro deste ano toda a capital esteja 100% eficientizada com LED.

“De janeiro a maio deste ano revitalizamos 4 mil pontos de iluminação e mais de 30 bairros já foram contemplados com o sistema de eficientização em LED que já alcança 19 mil instalações”, frisa o presidente da Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá (Cipemac), José Elia Rigamonti.

O serviço das equipes segue um cronograma estabelecido com base no levantamento técnico que é feito nas ruas e nas demandas recebidas pelo canal de denúncias via WhatsApp. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h, no número (96) 99970-3923.

Em Macapá, o trabalho de modernização da iluminação pública avança à medida que novas aquisições de lâmpadas de LED são realizadas. A mudança de padrão, das lâmpadas amarelas para a LED, promove maior economia, uma vez que as luminárias têm maior durabilidade que as comuns e possuem garantia de cinco anos, vantagem que permite a manutenção quando queima porque permite a troca dos drives.

Para realizar a instalação, a equipe da Companhia elaborou um estudo técnico para mapear as regiões em que havia maior necessidade. Com relação somente à manutenção, nesses primeiros 5 meses do ano as equipes técnicas já atenderam 63 bairros.

Pontos apagados

Apesar do intenso trabalho das equipes de manutenção nas ruas, o sistema de iluminação vem sofrendo constantes apagões em muitos bairros, ocasionados pela troca da rede elétrica que, ao ser substituído, não é religado pela empresa responsável pela instalação e posteamento do sistema elétrico.

O vice-presidente da Cipemac, Rui Heiner, explica que outro fator que gera os apagões são as constantes quedas de energia.

“Devido as frequentes oscilações na rede de energia as lâmpadas de LED queimam e, quando isso acontece, nossa equipe vai até o local, retira a lâmpada, e leva para o laboratório onde é feita a troca do drive, após o reparo eles retornam ao local e reinstalam. Esse serviço de manutenção leva cerca de cinco a dez dias”, explica Reiner.

Serviço

Para solicitar serviços de iluminação pública, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone (96) 99970-3923, somente por mensagem de WhatsApp. O atendimento é disponibilizado em horário comercial: das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. É preciso fornecer identificação e número de telefone para contato.

O chamado é aberto com o preenchimento do endereço do local que necessita de reparos, com nome da rua, bairro, número e ponto de referência. O próximo passo é informar o tipo de ocorrência, como lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia, luz oscilando ou vandalismo.